ilustração de JP Veiga


Apresentação

Solar Literário

Fund. Dorina Nowill

Doações do Salão

Nós, ilustradores, somos autores

Em 2009, durante a Bienal Internacional do Livro do Rio, a AEILIJ firmou uma parceria com a Fundação Dorina Nowill para cegos. A AEILIJ se comprometeu a doar os direitos autorais de 10 títulos: texto e imagens (feitas a partir de um modelo especializado) para serem editados pela Fundação Dorina. Estes livros serão doados às instituições atendidas pela Fundação. Para marcar esse passo tão importante na história da AEILIJ, resolvemos criar um selo chamado AEILIJ Solidária, para atender às demandas que achássemos necessárias. Desde então, os livros doados fazem parte dessa ação da AEILIJ.

 

Em fevereiro de 2010, a autora Leny Werneck fez a ponte entre a AEILIJ e o Instituto Pró Criança Cardíaca. Após acordo com a Dra. Rosa Celia Pimentel Barbosa, fundadora do Instituto, criamos o projeto "Um dia, um livro", através do qual autores da associação visitavam o prédio de Botafogo para contar histórias para as crianças internadas. Entre os autores da AEILIJ que participaram estão Sandra Ronca e Simone Bibian que disponibilizaram fotos em seus blogs.

 

Em 2011, estendendo os trabalhos da AEILIJ Solidária, a regional do Rio de Janeiro criou uma parceria com o Solar Meninos de Luz para a realização do Solar Literário, que se resume a dois encontros mensais com autores associados, de texto e imagem, para um bate papo literário com crianças e jovens do Solar. Os encontros acontecem sempre na biblioteca e todos têm sido um sucesso.

 

Em 2014, a AEILIJ mobilizou os associados de todo o país para arrecadar livros e, assim, auxiliar na recomposição do acervo da Escola Estadual Onofre Pires - RS, que, após um incêndio, perdeu a sua biblioteca.

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/04) e ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor (23/04), trinta autores da AEILIJ visitaram vinte e oito escolas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ) e duas Bibliotecas Escolares Municipais da cidade entre os dias 18 e 20 de abril de 2016.
Essa Blitz Literária foi idealizada pela Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) e construída com a parceria da Gerência de Mídia-Educação da SME-RJ e com a solidariedade dos autores que doaram seu tempo para as escolas dos seus bairros.
Foram três dias de conversas sobre a importância da leitura e da literatura infantil e juvenil, apresentação de obras publicadas, contação de histórias e respostas às perguntas dos alunos sobre o trabalho autoral.
Autores participantes da Blitz Literária:
Dia 18 - Ana Claudia Gondim Bastos, Babi W. Steinberg, Cristina Villaça, Edna Bueno, Fabio Maciel e Marcelo Pimentel;
Dia 19 - Ana Cristina Melo, Dailza Ribeiro, Georgina Martins, Luciana Grether Carvalho, Maria Elaine Altoe, Marta Lagarta, Sandra Ronca e Patrícia Melo;
Dia 20 - Alexandre de Castro Gomes, Andrea Viviana Taubman, Cris Alhadeff, Fabio MS, Flávia Côrtes, Flávio Dana, Felipe Campos, JP Veiga, Leo Cunha, Luis Eduardo Matta, Rogerio Andrade Barbosa, Rosa Amanda Strausz, Sandra Pina, Simone Magno, Sônia Travassos e Thais Linhares.

 

O Ninho de Livro é uma iniciativa muito bacana da Satrápia e já se espalhou pelo Rio de Janeiro e por Fortaleza. São casinhas penduradas
em postes da cidade, aonde o leitor pode deixar um livro e pegar outro, gratuitamente. Todo projeto que visa espalhar literatura e divulgar o hábito da leitura é sempre bem-vindo e merece muitos aplausos. Ficamos felizes em apoiar o Ninho de Livro e convidamos alguns ilustradores para decorar as casinhas. Os ninhos que contaram com o apoio da AEILIJ foram instalados entre fevereiro e junho de 2016.
> Instalado em 19/02 no Leblon, o ninho pintado pela Cris Alhadeff está localizado na Rua Dias Ferreira, em frente à Livraria Argumento.
> Instalado em 20/04 no Morro do Tabajaras, o ninho pintado pela Ana Maria de Andrade está localizado na Rua Real Grandeza (parte interna da comunidade), em frente à Associação de Moradores.
> Instalado no Morro do Alemão, o ninho pintado pelo Felipe Campos está localizado na Avenida Central, em frente à Associação de Moradores, entre o Teleférico do Alemão e o Instituto Raízes.
> Instalado no Morro do Borel, o ninho pintado pelo Felipe Vellozo está localizado na Estrada da Independência, ao lado da quadra de futebol, próxima ao Centro Cultural Roda Viva.
> Instalado na Maré, o ninho pintado pelo Jp Mariz da Veiga está localizado na Rua Srg. Silva Nunes 1012, em frente à Associação Redes da Maré.
> Instalado em 27/04 na Rocinha, o ninho pintado pelo Maurício Veneza está localizado na Estrada da Gávea, em frente à Biblioteca Parque da Rocinha.
> Instalado na Babilônia/Chapéu Mangueira, o ninho pintado pela Sandra Ronca está localizado na Ladeira Ary Barroso, acima da quadra de futebol.
> Instalado em 27/04 na Cidade de Deus, o ninho pintado pelo Thais Linhares está localizado na Praça Roberto V Pequeno, em frente à UPA da Cidade de Deus.
> Instalado no Morro da Providência, o ninho pintado pelo Marcelo Pimentel está localizado na Praça do Teleférico, em frente ao Centro Cultural Casa Amarela.
> Instalado no Cantagalo, o ninho pintado pela Patrícia Melo e pelo Fabio Maciel está localizado na segunda estação do plano inclinado do Morro do Cantagalo.
> Em junho de 2016, o ninho pintado pelo Sandro Dinarte ainda aguardava o local para a instalação.

***