ilustração de JP Veiga

Veja aqui as notícias de outros anos:

 

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

09/10/2018
Prêmio AEILIJ 2018

A AEILIJ tem o prazer de anunciar o Prêmio AEILIJ 2018 de Literatura Infantil e Juvenil.

Serão avaliadas obras lançadas em 2017 e 2018, de autores associados e não associados. Os autores associados que estiverem em dia com a anuidade estarão isentos da taxa de inscrição de 60 reais por obra.

Um corpo de jurados de notável conhecimento técnico-literário avaliará o melhor texto infantil, o melhor texto juvenil e o melhor conjunto de ilustrações.

Os premiados receberão um troféu e um selo de excelência que poderá ser aplicado no livro.

Os associados da AEILIJ votarão nos três livros premiados e o que tiver mais votos receberá também o selo de Livro do Ano da AEILIJ.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 10/10/18 e 10/01/19 e o resultado será divulgado no Dia do Livro Infantil, em 18 de abril de 2019.

O edital está disponível no site da AEILIJ:
www.aeilij.org.br/_artigos/premio_aeilij_2018.doc


26/03/2018
Finalistas do Prêmio AEILIJ 2017

Os livros finalistas do Prêmio AEILIJ 2017, assim como as resenhas de cada livro finalista, já podem ser conhecidos no blog da Associação.


21/01/2018
Anuário AEILIJ 2018

Quarto anuário da AEILIJ. Conheça os livros lançados pelos autores associados em 2017 e leia as entrevistas com o atual presidente da FNLIJ, Wander Soares, e com os presidentes da AEILIJ. Reveja a última EXPO. Fique por dentro do que foi realizado pela associação ao longo do ano passado. Saiba também quem foram os homenageados do ano e quem são os autores que participaram da segunda antologia da AEILIJ, "Histórias no Prato".
https://issuu.com/aeilij/docs/2018_anuario_aeilij


28/09/2017
Prêmio AEILIJ

A AEILIJ tem o prazer de anunciar o Prêmio AEILIJ 2017 de Literatura Infantil e Juvenil.

Serão avaliadas obras lançadas em 2016 e 2017, de autores associados e não associados. Os autores associados que estiverem em dia com a anuidade estarão isentos da taxa de inscrição de 60 reais por obra.

Um corpo de jurados de notável conhecimento técnico-literário avaliará o melhor texto infantil, o melhor texto juvenil e o melhor conjunto de ilustrações.

Os premiados receberão um troféu e um selo de excelência que poderá ser aplicado no livro.

Os associados da AEILIJ votarão nos três livros premiados e o que tiver mais votos receberá também o selo de Livro do Ano da AEILIJ.

As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 01/10/17 e 31/12/17 e o resultado será divulgado no Dia do Livro Infantil, em 18 de abril de 2018.

O edital está disponível no site da AEILIJ:
www.aeilij.org.br/_artigos/premio_aeilij_2017.doc


19/07/2017
Histórias no prato

O livro está disponível para leitura e download em
https://issuu.com/aeilij/docs/historiasnoprato_aeilij
Para conhecer as outras publicações virtuais da AEILIJ, clique em
https://issuu.com/aeilij
A segunda antologia da AEILIJ traz contos saborosos, acompanhados das receitas que marcaram as vidas dos autores. Separe a louça de festa e tenha guardanapos à mão. A boca vai aguar. São vinte histórias criadas e ilustradas especialmente para esta coletânea. A cada história, uma ilustração e uma receita.
Com este livro, a AEILIJ, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, realiza mais uma vez o intercâmbio entre escritores e ilustradores do segmento. Temos aqui autores experientes, atuantes em nossa associação desde o princípio, e autores iniciantes. Uma verdadeira confraternização literária!
Os 32 autores que integram a antologia são:
Alexandre de Castro Gomes; Alina Perlman; Ana Rapha Nunes; André Flauzino; Angela Leite de Souza; Anna Rennhack; Cris Alhadeff; Cristina Villaça; Dailza Ribeiro; Edna Bueno; Eleonora Medeiros; Fabio Maciel; Felipe Campos; Felipe Vellozo; Gabriel Lacerda; Gustavo Vazquez Ramos; JPVeiga; Laerte Silvino; Lilian Guinski; Luciana Nabuco; Luciana Peralva; Márcia Széliga; Maria Elaine Altoe; Marilia Pirillo; Mauricio Veneza; Neide Graça; Nireuda Longobardi; Patrícia Melo; Renata Goulart; Sandra Ronca; Simone Mota; e Sol Mendonça.


16/06/2017
Carta aberta da AEILIJ em defesa da obra de José Mauro Brant

A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ) vem se posicionar publicamente contra qualquer tipo de censura à criação literária e ressaltar a importância do resgate e da difusão dos contos populares e de encantamento – material primordial para a preservação da cultura popular e matéria-prima para a produção de literatura de qualidade para as crianças e os jovens leitores.
A AEILIJ defende também a realização de um amplo trabalho de qualificação e preparação de professores e mediadores de leitura, dando-lhes confiança e embasamento para que possam trabalhar e usufruir de todo este rico material junto aos seus alunos e leitores.
A Associação ressalta ainda que aprova irrestritamente o trabalho de reconto realizado pelo escritor, ator e contador de histórias José Mauro Brant em seu livro “Enquanto o sono não vem” e entende que nada nesta referida obra justifica seu recolhimento do acervo das escolas brasileiras.
Divulguem!


14/06/2017
Convocação para a Assembléia Geral Ordinária

O texto da convocação da AGO está no blog da AEILIJ.
A Assembléia acontecerá no dia 25/06, a partir das 10h, no Salão FNLIJ 2017.


02/06/2017
Votação para a nova Diretoria

Desde ontem até o dia 15/06, estamos recebendo os votos de associados para a nova Diretoria da AEILIJ.
Somente uma chapa se apresentou para a eleição. A chapa LIJ é composta por Alexandre de Castro Gomes (presidente), Andrea Viviana Taubman (vice-presidente), Flávio Dana (tesoureiro) e Patrícia Melo (secretária).
Precisamos ratificar o pleito.
Sendo assim, pedimos que envie um e-mail para voto@aeilij.org.br com a palavra sim, se desejar apoiar esta nova chapa, ou não, se preferir outra opção.
Viva a LIJ!


27/10/2016
Acompanhe o blog da AEILIJ

Os avisos, as notícias e os eventos da AEILIJ serão a partir de agora anunciados no blog da Associação.
Por favor, acompanhe as novidades em http://aeilij.blogspot.com.


09/08/2016
LeituraMAIS - 1º Encontro

Mais que um projeto, o LeituraMAIS é um movimento, uma tentativa de agitação cultural. A proposta é reunir autores, educadores e interessados em literatura dedicada à infância e à juventude para debater temas que abrangem as várias vertentes da Leitura Literária.

1º Encontro LeituraMAIS

23 de agosto de 2016 (terça-feira), das 19h00 às 21h00 – Mezanino do SESI – Av. Paulista

Mesa “Mediação em Ação” – Debate entre autores e mediadores de leitura, abordando:
* A importância da mediação de leitura entre crianças e jovens
* Dicas e técnicas para uma eficaz mediação
* Especificidade de trabalhos em sala de aula, bibliotecas, feiras do livro...

Público visado: professores, bibliotecários, autores, pais e demais interessados em literatura.

Participantes da mesa: Márcia Leite, Penélope Martins e Luiz Bras. Mediadora: Rosana Rios

Márcia Leite escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos, atuando na área educacional, principalmente voltada para Línguas e Ensino de Literatura. De 2011 em diante, Márcia também tem se dedicado ao trabalho de edição no selo Pulo do Gato, com especial enfoque para livros para leitores em formação e formadores de leitores. Tanto como autora quanto como editora, Márcia tem recebido reconhecimentos importantes como os Prêmios Nestlé de Literatura Brasileira, Açorianos e selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de duas indicações ao Jabuti na categoria Literatura Infantil.

Penélope Martins, inicialmente atuante na advocacia, com especialização em direitos humanos, dedicou-se ao trabalho de narradora de histórias a partir de2005, desenvolvendo próprios com foco em cidadania e desenvolvimento humano. Posteriormente, abarcou projetos maiores de narração criando diálogos entre Brasil e Portugal: seu Projeto Mar de Palavras traz um olhar para a contemporânea literatura para infância em Língua Portuguesa. Desde 2011 também se dedica à escrita de literatura para infância, com títulos que englobam prosa e poesia.

Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, pequena cidade da mítica Terra Brasilis. É escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Na infância, ouvia vozes misteriosas que lhe contavam histórias secretas. Principais romances: Babel Hotel (finalista do prêmio Jabuti), Sonho, sombras e super-heróis, Sozinho no deserto extremo e Distrito federal. Pela SESI-SP Editora publicou: Ventania Brava, Vítor, o invisível, entre outros.

Rosana Rios é arte-educadora e foi roteirista de programas infantis na TV por 11 anos. Desde 1988 publica obras para crianças e jovens, tendo alcançado a marca de 150 títulos publicados e recebido premiações como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, o Nestlé de Literatura, duas indicações ao Jabuti e várias distinções da FNLIJ, inclusive o Prêmio Orígenes Lessa – Melhor Livro para o Jovem, em 2016. É pesquisadora de Mitologia e Contos de Fadas e membro do Conselho da AEILIJ.


***