ilustração de JP Veiga

Veja aqui as notícias de outros anos:

 

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

27/10/2016
Acompanhe o blog da AEILIJ

Os avisos, as notícias e os eventos da AEILIJ serão a partir de agora anunciados no blog da Associação.
Por favor, acompanhe as novidades em http://aeilij.blogspot.com.


09/08/2016
LeituraMAIS - 1º Encontro

Mais que um projeto, o LeituraMAIS é um movimento, uma tentativa de agitação cultural. A proposta é reunir autores, educadores e interessados em literatura dedicada à infância e à juventude para debater temas que abrangem as várias vertentes da Leitura Literária.

1º Encontro LeituraMAIS

23 de agosto de 2016 (terça-feira), das 19h00 às 21h00 – Mezanino do SESI – Av. Paulista

Mesa “Mediação em Ação” – Debate entre autores e mediadores de leitura, abordando:
* A importância da mediação de leitura entre crianças e jovens
* Dicas e técnicas para uma eficaz mediação
* Especificidade de trabalhos em sala de aula, bibliotecas, feiras do livro...

Público visado: professores, bibliotecários, autores, pais e demais interessados em literatura.

Participantes da mesa: Márcia Leite, Penélope Martins e Luiz Bras. Mediadora: Rosana Rios

Márcia Leite escreve para crianças e jovens há mais de 25 anos, atuando na área educacional, principalmente voltada para Línguas e Ensino de Literatura. De 2011 em diante, Márcia também tem se dedicado ao trabalho de edição no selo Pulo do Gato, com especial enfoque para livros para leitores em formação e formadores de leitores. Tanto como autora quanto como editora, Márcia tem recebido reconhecimentos importantes como os Prêmios Nestlé de Literatura Brasileira, Açorianos e selo Altamente Recomendável da FNLIJ, além de duas indicações ao Jabuti na categoria Literatura Infantil.

Penélope Martins, inicialmente atuante na advocacia, com especialização em direitos humanos, dedicou-se ao trabalho de narradora de histórias a partir de2005, desenvolvendo próprios com foco em cidadania e desenvolvimento humano. Posteriormente, abarcou projetos maiores de narração criando diálogos entre Brasil e Portugal: seu Projeto Mar de Palavras traz um olhar para a contemporânea literatura para infância em Língua Portuguesa. Desde 2011 também se dedica à escrita de literatura para infância, com títulos que englobam prosa e poesia.

Luiz Bras nasceu em 1968, em Cobra Norato, pequena cidade da mítica Terra Brasilis. É escritor e coordenador de oficinas de criação literária. Na infância, ouvia vozes misteriosas que lhe contavam histórias secretas. Principais romances: Babel Hotel (finalista do prêmio Jabuti), Sonho, sombras e super-heróis, Sozinho no deserto extremo e Distrito federal. Pela SESI-SP Editora publicou: Ventania Brava, Vítor, o invisível, entre outros.

Rosana Rios é arte-educadora e foi roteirista de programas infantis na TV por 11 anos. Desde 1988 publica obras para crianças e jovens, tendo alcançado a marca de 150 títulos publicados e recebido premiações como o Prêmio Cidade de Belo Horizonte, o Nestlé de Literatura, duas indicações ao Jabuti e várias distinções da FNLIJ, inclusive o Prêmio Orígenes Lessa – Melhor Livro para o Jovem, em 2016. É pesquisadora de Mitologia e Contos de Fadas e membro do Conselho da AEILIJ.


09/08/2016
LeituraMAIS - Release

Descrição:
Mais que um mero projeto, o LeituraMAIS é um movimento da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil –, para uma tentativa de agitação cultural.

Nossa proposta é realizar pelo Brasil muitos encontros com autores, educadores, pais, e demais interessados em Literatura para a infância e a juventude, aproveitando parcerias já existentes e criando novas, e marcar a ideia: sem leitura não há cultura. O movimento, embora ambicioso, pode começar modestamente, agregando os membros da AEILIJ de todas as regionais e trazendo aos eventos convidados indicados pelos parceiros, desde que haja afinidade com nossos objetivos.

Objetivos:
* Promover, divulgar e pensar a LEITURA LITERÁRIA.
* Estimular o debate sobre os muitos temas ligados à grande questão da LEITURA.
* Expandir os horizontes da LEITURA para outras plataformas, como áudio, vídeo, imagem.
* Colaborar para a formação/capacitação de mediadores de leitura, dentro e fora da escola.
* Recuperar e compreender a abrangência das tradições orais, acervo de histórias.
* Estimular a produção de material escrito sobre os temas abordados.

Estratégia: criação e desenvolvimento de eventos periódicos:
1 → Encontros de profissionais do Livro: escritores, ilustradores, editores, livreiros, narradores, mediadores de leitura, agentes pioneiros em ações de Leitura...
2 → Debates sobre temas importantes relacionados à questão da Leitura.
3 → Palestras/Mesas – foco na capacitação de mediadores de leitura/ professores/ bibliotecários.
4 → Oficinas – de Texto / Ilustração / Design / Narração de histórias etc.
5 → Tardes de autógrafos em livrarias, colégios e outros espaços que nos acolham para venda de livros, leituras de trechos etc.

Acreditamos que é preciso difundir ainda mais a importância da LEITURA e marcar nossa atuação como artistas e pensadores da Palavra e da Imagem, junto à sociedade, ao mundo editorial e às instituições de educação, para a maior valorização dos profissionais da área.

LeituraMAIS – pela valorização do Livro e do Autor de LIJ!


01/06/2016
Convocação para Assembleia da AEILIJ

A AEILIJ promoverá sua Assembleia Geral Ordinária durante o Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.
A AGO ocorrerá no dia 11 de junho de 2016, na Sala Multiuso do Centro de Convenções Sulamerica e terá a primeira chamada às 10h. Na ocasião falaremos sobre
a) alteração do endereço da sede da Associação
b) discussões sobre o PMLLB (Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Município do Rio de Janeiro)
c) aprovação das contas do primeiro ano de mandato da gestão atual (período junho/2015 a maio/2016)
d) alteração do tempo de mandato da diretoria
e) assuntos gerais


15/02/2016
Barco a Vapor 2016 - Inscrições prorrogadas!

As inscrições para o 12º Prêmio Barco a Vapor foram prorrogadas até o dia 21/02/2016!


13/01/2016
Barco a Vapor 2016

As inscrições para o Barco a Vapor podem ser feitas até o dia 31 de janeiro de 2016. Saiba mais em barcoavapor.edicoessm.com.br.


21/11/2015
Hermes

O nosso amigo Hermes Bernardi Jr. nos deixou hoje.
Todos os que conhecem sua história em prol da vida e da literatura se entristeceram.
Saudade. Esperança. Arte. Coragem. São tantas palavras que lembram o artista que se foi em corpo.
Hermes foi coordenador da AEILIJ no Rio Grande do Sul e o quarto presidente da nossa associação (2011-2013). Sua bandeira era pela capacitação e pelo intercâmbio. "Leitura cruzando fronteiras" foi o slogan de sua gestão. Faremos deste um dos nossos objetivos.
A AEILIJ está de luto. Que sua família e amigos tenham forças para superar esse momento tão difícil.


19/11/2015
Anistia, desconto da anuidade e novo blog

Prezados colegas aeilijianos:

A diretoria da AEILIJ decidiu:

1) Anistiar todos os associados das anuidades devidas até 2014.
2) Quem quitar a anuidade de 2015 até o dia 31/03/16 ganhará desconto de 50% na anuidade de 2016, se a anuidade de 2016 for paga até o dia 30/06/16.
3) O desconto de 50% permanecerá em 2017 para quem quitar a anuidade de 2017 no primeiro semestre de 2017.
4) A primeira anuidade de cada novo associado, ou de cada associado inativo, deverá ser paga integralmente.

A anuidade de 2016 será de R$ 197,00.

Estamos trabalhando em diversos projetos para promover o livro e a leitura e daremos prioridade de chamamento àqueles que estiverem em dia com a anuidade. Favor contactar a tesouraria para resolver a sua situação.
(tesouraria@aeilij.org.br)

***

Gostaríamos também de anunciar a nova página virtual da Associação. É com grande felicidade que terminamos de atualizar o novo blog da AEILIJ, programado e desenhado pela Cris Alhadeff. Foram meses recortando posts e colando no novo espaço, ajustando imagens para que coubessem e editando uma coisa ou outra.

Segue o endereço: www.aeilij.blogspot.com

Todos os outros blogs da AEILIJ deverão ser desativados.

Esta será uma ferramenta para o uso dos coordenadores das regionais. O objetivo do novo blog é a divulgação das atividades da associação e de associados (lançamentos de livros, chamadas para entrevistas na TV...) e posterior registro das atividades da Associação (fotos e filmes). Sabemos que existe o Facebook, mas nem sempre é fácil localizar uma notícia antiga ali.

Entre os motivos para a criação deste novo blog, estão:

1) Maior aproximação das regionais. Antes algumas ficavam isoladas e o resto da associação nem sabia o que andavam fazendo. Assim é mais fácil o associado se sentir parte de um grupo de maior repercussão.
2) Maior controle de acessos, senhas e postagens.
3) Manutenção de um histórico de atividades: um diário de bordo atualizado. Vocês sabem quem a AEILIJ já homenageou? Saberiam onde procurar? Agora já sabem.
4) Maior movimentação no blog e fortalecimento do nome da Associação.
5) Busca por informações facilitada. Antes tínhamos blogs sem nenhum padrão, nem no nome (aeilijdf, aeilijmineira, aeilij-parana, lij-pe, aeilijrio, aeilijrs e aeilijpaulista) e nem na aparência. Chegamos a falar sobre padronizar os blogs, mas, depois de pensarmos bastante, entendemos que seria mais interessante unificá-los.

O nosso site fala sobre a AEILIJ como associação, sobre estatuto e parcerias. O blog mostrará as atividades, que é o que o associado gosta de acompanhar.

Em relação ao associado: quem estiver em dia com a anuidade poderá comunicar lançamento de livros e entrevistas no Blog da Associação. Deveremos, no entanto, evitar fazer deste um blog pessoal de associado. Sendo assim, comunicaremos lançamentos de livros, mas não colocaremos fotos de lançamentos. Isso deverá ser feito nos blogs particulares de cada um.

Viva a literatura!

Alexandre de Castro Gomes
Presidente da AEILIJ


16/09/2015
XVII D!scussões AEILIJ: Redução da maioridade penal, e nós com isso?

Uma questão que precisa ser conhecida a fundo, sobretudo para aqueles que se dispõem a escrever e ilustrar para crianças.

A AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil – convida a todos para mais um D!SCUSSÕES AEILIJ, onde contaremos com os debatedores:

Simone Monteiro, pedagoga e Diretora do Departamento de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro;
Desembargador Siro Darlan de Oliviera;
Jô Ventura, arte-educador social da ONG Se Essa Rua Fosse Minha;
Juíz Leonardo de Castro Gomes, titular da 17ª Vara Cívil e membro do Centro de Estudos e Debates do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A mediação será de nossa associada Rosa Amanda Strausz, renomada autora, cuja abordagem do tema da infância em risco lhe rendeu diversos prêmios literários.

Data: 17 de setembro às 18:00 - 20:00
Local: Editora Rovelle
Rua Sacadura Cabral 144, Rio de Janeiro.

A entrada é franca e aberta para os não associados.

No mesmo dia e local, às 16h, haverá uma Assembléia Geral Extraordinária para a aprovação do novo estatuto da AEILIJ. Todos os associados estão convocados para comparecer.


16/09/2015
Proposta para o novo texto do estatuto da AEILIJ

Prezados:
A proposta para o novo texto do estatuto da AEILIJ está disponível na página de artigos do site da Associação. Esse texto será discutido na próxima Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no dia 17/09/2015, na sede da editora Rovelle.

Precisamos fazer alterações para nos adequarmos às leis vigentes e para possibilitar o crescimento e melhor administração da AEILIJ.

http://www.aeilij.org.br/_artigos/2015_0915_proposta_estatuto_AEILIJ.doc

Saudações literárias!

Alexandre de Castro Gomes
Presidente da AEILIJ


***