Associados

Katia Godinho Gilaberte
Nascida no Rio de Janeiro em 03 de novembro de 1954, Katia Gilaberte é diplomata, escritora e fotógrafa amadora.
Seu primeiro livro, Coração na estrada, publicado em 2005 em parceria a Galeria Abstract Art de Moscou, reúne registros fotográficos de suas inúmeras viagens mundo afora.
Em 2007, foi premiada em 2o lugar na OFF FLIP (Festa Literária de Paraty) com o conto Travessia. Em 2008, obteve o 9o lugar com Depois da Chuva. Ambos se inspiram em sua experiência na África, onde viveu por 5 anos, após ser designada Embaixadora no Senegal.
É uma das idealizadoras e a coordenadora do projeto Raízes Brasil-África, que apoia colaborações entre artistas brasileiros e africanos nos campos da música, dança e literatura.
Em maio de 2016, publicou seu primeiro livro dirigido ao público infantil, Catarina e o lagarto, ilustrado por Bruna Assis Brasil, finalista do I Prêmio AEILIJ na categoria texto de literatura infantil.
Sinopse de Catarina e o lagarto
Em muitas famílias brasileiras, o ancestral africano é cortado da árvore genealógica e sua lembrança permanece encerrada numa foto esmaecida, perdida no fundo de um baú ou de uma gaveta. Com a ajuda de seu lagarto Aniceto, a curiosa menina Catarina desvenda esse seu rico legado.

Catarina e o lagarto no Festival Literáro de Óbidos, setembro de 2016

Lançamento de Catarina e o lagarto em Bruxelas, 09/09/2016

Participação no Canalzinho, Paris, 17/09/2016

Katia com exemplares de Catarina e o lagarto

Catarina e o lagarto - Capa