AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Perguntas Frequentes

01. Quais os pré-requisitos para se associar à AEILIJ?

O único pré-requisito é ter algum trabalho publicado em LIJ, por editora comercial, com a indicação literatura infantil ou juvenil na ficha catalográfica. Depois basta fazer o cadastro no site da Associação, pagar a anuidade e enviar o comprovante de pagamento para os e-mails: tesouraria@aeilij.org.br e contato@aeilij.org.br.



02. O que é uma editora comercial?

Entendemos como editora comercial aquela que tem selo próprio, publica o livro com ISBN e que cuida da edição, divulgação e venda dos livros.



03. Existe algum tipo de representação na minha região?

A AEILIJ tem representantes regionais em alguns estados brasileiros. Veja no link Diretoria se há representante em seu estado e entre em contato diretamente com ela ou ele por e-mail.



04. O que a associação pode fazer por mim?

Como o próprio nome já diz, somos uma associação; nosso trabalho é feito pelos associados, para os associados. É importante sempre ter em mente que tudo o que é feito através da associação tem por finalidade beneficiar o grupo como um todo. Por isso, mais coerente seria perguntar: o que posso fazer em conjunto com a AEILIJ? Veja também, em Por que associar-se à AEILIJ? Algumas vantagens em ser associado:  descontos, gratuidade para participar do Prêmio AEILIJ e participação no Anuário, por exemplo.



05. Posso participar da lista de discussões da AEILIJ sem ser associado?

Há espaços abertos a todos, inclusive editores, educadores e profissionais não-associados. Mas há também espaços exclusivos somente aos associados.



06. Qualquer pessoa pode participar das atividades da AEILIJ?

Apenas associados com a anuidade em dia podem participar de certas iniciativas, como: colocar uma ilustração no banner rotativo do site; incluir seus livros publicados no Anuário; participar da Mostra de Ilustradores AEILIJ que percorre o Brasil; inscrever-se nos Cursos AEILIJ com desconto de 50%; ter gratuidade para inscrever seus livros no Prêmio AEILIJ de Literatura .



07. Quando tento me cadastrar no site, surge uma mensagem de que já há alguém com o mesmo CPF, mas não encontrei meu nome na relação de autores. Por que isso acontece?

Essa não deve ser a primeira vez que você realiza o cadastro no site da AEILIJ. Seu nome não consta ainda na relação de autores porque não identificamos seu pagamento. Caso você já tenha pago, envie um comprovante para contato@aeilij.org.br, com cópia para tesouraria@aeilij.org.br. Se você não se lembrar da senha do seu cadastro, podemos apagá-lo para que você o refaça.



08. Como faço para ter minha página no Catálogo de Autores do site AEILIJ?

Cada associado tem direito a uma página no Catálogo do site. No momento em que preencher a ficha de inscrição, você será convidado(a) a criar a sua página. Ela entrará no ar assim que sua inscrição for confirmada após o pagamento da anuidade.



09. Como faço para divulgar meu lançamento no site da AEILIJ?

O site da AEILIJ não divulga lançamentos de livros.



10. Posso pedir doações de livros através da AEILIJ?

Somos uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais que atuam na criação de livros para crianças e jovens, e por isso não fazemos doações de livros. Não possuímos acervo com as obras dos associados e nem exemplares de livros à disposição para consulta ou aquisição. Grande parte de nossos associados têm na venda de seus livros o único meio de subsistência: não podem doar aquilo de que dependem para viver. Além disso, os autores recebem das editoras que os publicam apenas poucos exemplares de seus livros, destinados à divulgação. Para aquisição de mais exemplares, escritores e ilustradores devem comprar os livros - junto à editora ou às livrarias - muitas vezes sem qualquer desconto.

Caso você deseje doações para a criação de uma biblioteca comunitária, aconselhamos que dirija seu pedido de doação diretamente às editoras ou que procure alguma empresa privada que tenha interesse em criar, ou que já possua, um programa de doações de livros e fomento às bibliotecas. Cabe ainda pedir orientação e auxílio - tanto para a criação como para a renovação e aprimoramento do acervo da sua biblioteca - junto aos órgãos públicos competentes, como a Prefeitura e as Secretarias de Educação e de Cultura da sua cidade ou estado.



11. Sou editor e quero contato com autores (escritores e ilustradores); a AEILIJ pode me ajudar?

Sim, através de nossos canais costumamos repassar pedidos de editores. Mas não somos agenciadores, apenas repassamos o contato.



12. Sou professor e preciso de contatos de autores dispostos a participar de eventos, palestras e oficinas em minha escola; a AEILIJ pode me ajudar?

Sim, repassamos seu contato em nossa lista. Os autores interessados se apresentarão e negociarão sua participação. Não somos agenciadores, cada autor terá suas condições.



13. Sou jornalista e estou escrevendo uma matéria sobre escritores infantojuvenis brasileiros. Para tanto, gostaria de entrevistar os autores Fulano, Beltrano e Cicrano, de sua associação. Vocês podem me passar o telefone e o e-mail deles?

Entraremos em contato com o associado e repassaremos o seu pedido. Caso ele permita, daremos as informações.



14. Sou escritor iniciante. Como me informo a respeito do pagamento de direitos autorais e como preservar a história que estou enviando para a editora?

Os direitos autorais representam, em média, 10% do preço de venda do livro, podendo ser menos, dependendo da editora. Algumas editoras pagam 2 vezes ao ano e outras 3 ou 4. Caso deseje preservar sua obra antes de enviar a uma editora, poderá fazer um registro na Biblioteca Nacional. Veja informações em https://www.bn.gov.br/passo-a-passo/como-registrar-uma-obra. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) também oferece serviço de registro de obras: https://servicos.cbl.org.br/ 



15. Gostaria de saber para quais editoras devo encaminhar textos infantis de minha autoria. Quanto tempo levará para que publiquem o livro?

Não é fácil nem rápido achar uma editora. Muitos autores têm seus textos negados 5, 10, 15 vezes até ser aceito por uma. Mesmo assim, uma publicação pode demorar anos. Aconselhamos procurar editoras que trabalhem com o segmento para o qual você escreve. Não adianta enviar um texto juvenil para editores que se dedicam aos leitores iniciantes, por exemplo. Pesquise os sites e as livrarias e anote as editoras mais afins com o que você pretende publicar.



16. Preciso de uma pessoa que faça um trabalho de ghost-writer para mim. Vocês podem me indicar alguém?

A AEILIJ não representa ghost-writers, revisores ou consultores de LIJ, nem pode indicar um em detrimento de outros. No entanto, se você procurar na internet, achará vários profissionais. Sugerimos pedir uma relação de clientes/autores com quem o revisor já tenha trabalhado.



17. Sou ilustrador. Gostaria de fazer parte da AEILIJ, mas não publiquei em livros, apenas em revistas. Seria possível ter o apoio do grupo? Não pode haver uma exceção?

Infelizmente, não. Nos canais abertos que mantemos, porém, você poderá entrar e fazer contatos.



18. Preciso de um ilustrador para o meu livro independente. Vocês podem me indicar alguém?

A AEILIJ não faz agenciamento de associados. Sugerimos pesquisar as páginas dos ilustradores em nosso site, para descobrir e contatar quem mais se encaixa com seu texto. Boa sorte!



19. Pretendo compor um livro ilustrado. Poderiam me informar alguns nomes de editoras que fazem parte desta área?

Diversas editoras atuam nesse segmento, cada qual com seu foco específico dentro da própria LIJ. Nossa sugestão é que faça uma pesquisa em feiras de livros, tendo contato direto com a produção de cada editora e analise qual tem um foco mais adequado ao seu trabalho. Outra opção é pesquisar no site das próprias editoras. Em nosso catálogo de associados e nos Anuários, muitos listam seus livros com a indicação das respectivas editoras. Talvez facilite sua pesquisa.



20. Administro uma indústria gráfica e produzo livros para editoras da minha região. Planejo adquirir direitos autorais para publicarmos nosso próprio portfólio de títulos. Como faço para identificar obras disponíveis para serem comercializadas? Devo procurar um escritor para elaborarmos a obra?

Sobre a questão que coloca, não temos como ajudar, uma vez que somos uma associação de escritores e ilustradores. Nossa sugestão é que entre em contato com as entidades que congregam os editores, como a CBL (Câmara Brasileira do Livro - www.cbl.org.br) ou o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros - www.snel.org.br). Acreditamos que eles possam orientá-lo.



21. Eu gosto de redigir histórias infantojuvenis e gostaria de respostas para as seguintes dúvidas:


a. Existe algum padrão de histórias infantojuvenis (exemplos: ecologia, antirracismo, solidariedade humana?)?

 A LIJ brasileira atual trata de todos os temas. Sugestão: passe numa livraria especializada no assunto e dê uma olhada nos livros de vários autores brasileiros. Ou, então, entre nas páginas dos autores da AEILIJ, aqui no site.


b. Podem ser utilizados provérbios bíblicos ou provérbios de pessoas ilustres? 

Sim, você pode citar trechos mínimos de qualquer livro ou provérbios de outras pessoas, se citar a fonte. Não pode, porém, citar trechos maiores; seria infração da Lei de Direitos Autorais.


c. Qual a faixa de idade para os livros infantis, infantojuvenis ou juvenis? 

Há vários critérios para se dirigir uma obra ao leitor. Uma delas é a proposta pela Profª. Drª. Nelly Novaes Coelho (em seu livro "Literatura Infantil: teoria, análise e didática". São Paulo: Ática, 1993). Ela define 5 categorias de leitores:

1) Pré-leitor: 

a) primeira infância - dos 15/17 meses aos 3 anos;

b) segunda infância - a partir dos 2/3 anos; 

2) Leitor iniciante - a partir dos 6/7 anos; 

3) Leitor-em-processo - a partir dos 8/9 anos; 

4) Leitor fluente - a partir dos 10/11 anos; 

5) Leitor crítico - a partir dos 12/13 anos. 


d. Existem concursos literários para esse tipo de livro? 

 Sim, há vários concursos. Sempre avisamos nossos associados sobre os lançamentos de editais para concursos literários.


e. É válido redigir biografias ou acontecimentos históricos, para livros juvenis? 

Qualquer tema é válido, não importa que seja acontecimento histórico ou biografia (obs.: se o personagem for vivo ou falecido há menos de 60 anos, tem de ter autorização do mesmo ou dos parentes). 


Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet