AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Associados


Cleonice Bourscheid
Status: Escritor
Estado: RS
Site: http://cleonicebourscheid.com.br/

Cleonice Bourscheid é poeta, escritora, professora, tradutora e produtora cultural, com uma trajetória marcada pelo diálogo entre a poesia e diversas formas de arte. Autora de doze livros publicados, sendo oito infantis, suas obras transitam entre contos, poesia e fotografia. Idealizadora de projetos interdisciplinares, como “Ave, pássaro”, “Ave, flor”, “Ave, água” e “Piquenique no Jardim”, suas iniciativas aliam poesia, música, literatura, artes plásticas e teatro, impactando mais de 30 mil crianças em escolas do Rio Grande do Sul.


Seus poemas foram musicados por Fernando Lewis de Mattos, Fernando Spillari e Giorgio Solazzi (Itália), e publicados em diversas antologias no Brasil, Uruguai, Itália, Portugal e Suíça.


Entre suas premiações destacam-se: Livro do Ano pela Associação Gaúcha de Escritores (AGES); reconhecimento da Academia Rio-grandense de Letras; prêmios no Festival de Poesia de Lisboa; e distinções pela Accademia Internazionale Il Convivio (Itália), incluindo o Prêmio Pablo Neruda (2024) pelo livro “Curumim” e o Prêmio Talentos Helvéticos (2023) pelo livro “Ave, Tekohá”. Também foi premiada na “Antologia Tchê!”, do Selo Off Flip, entre os autores do Rio Grande do Sul (2024).


Em 2024, lançou os livros “Será que todo sapo vira príncipe?”, “Alice na janela” e “Vamos brincar de poesia?” no Salão do Livro de Genebra e na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), todos publicados pela Helvetia Éditions e ilustrados por Liss Thane. A Trilogia de Alice também foi lançada na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre, consolidando sua presença em importantes eventos literários nacionais e internacionais.


Ainda em 2024, participou do Ciclo Autor no Palco, da Feira do Livro de Porto Alegre, e do Programa Adote um Escritorda Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre.


Atualmente, Cleonice é assistente da direção artística do Festival Internacional Sesc de Música de Pelotas e membro do Conselho da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Sua atuação inclui projetos de incentivo à leitura em escolas e prefeituras, reforçando seu compromisso com a cultura, a educação e a valorização dos saberes originários por meio do "Projeto Ave, Tekohá – Cosmologia Guarani".






Livros "Curumim" e "Ave, Tekohá", do Projeto Guarani

Autógrafos no lançamento da Trilogia de Alice, na 70ª Feira do Livro de Porto Alegre

Participação em duas escolas municipais de educação infantil, pelo programa Adote um Escritor 2024

Theatro São Pedro, bate-papo sobre literatura infantil

Visitação de escolas ao Theatro São Pedro, na "Exposição Ave, Tekohá / Curumim", pelo Projeto Guarani

Visitação de escolas ao Theatro São Pedro, na "Exposição Ave, Tekohá / Curumim", pelo Projeto Guarani
VOLTAR
 
 
Desenvolvido por InWeb Internet