AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Associados


Rosana Rios
Status: Escritor e Ilustrador
Estado: SP
Site: https://rosanarios.wixsite.com/rosanarios
No mundo dos livros

Eu vivo escrevendo ou lendo, e por isso passo a maior parte do tempo passeando pelo mundo dos livros. É um mundo maluco, estranho, onde qualquer coisa pode acontecer... dragões existem, bandidos se dão mal no fim da história, piratas tomam chá com sacis, monstros roxos gosmentos passam pela gente na rua e perguntam que horas são, e muitas dimensões do tempo e do espaço podem se abrir de repente. O mais engraçado é que, apesar de viver nesse universo fantástico e doido, cada vez mais os meus livros me fazem pensar nesta nossa terra brasileira, rica, hospitaleira, cheia de encrencas mas também cheia de calor humano... Paradoxos inesperados como esse fazem parte da minha vida.
Sou escritora, e isso quer dizer que minha profissão é sonhar, inventar histórias, brincar com as palavras, semear palavras novas e resgatar absurdos. Pra mim, não tem vida melhor!
E se alguém aí quiser conhecer um pouquinho mais da minha vida e do meu trabalho, pode começar clicando no site https://rosanarios.wixsite.com/rosanarios, e quem sabe depois visitando o blog www.rosana-rios.blogspot.com.
A gente se encontra por aí, em alguma página...

Rosana Rios - Faz de conta que essa é a minha biografia...

• Nascida em 1955 em São Paulo, Capital, onde reside até hoje.

• Arte-educadora e ilustradora, formada em Educação Artística e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

• Autora de Literatura Infantil / Juvenil, citada no Dicionário Crítico da Literatura Infantil e Juvenil Brasileira, da profª. Nelly Novaes Coelho. Membro da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) desde sua fundação.

• 172 títulos publicados entre infantis, juvenis e didáticos, por cerca de 30 editoras.

• Vários prêmios literários recebidos, inclusive o 1º Prêmio de Dramaturgia no Concurso Nacional "Cidade de Belo Horizonte em 1990"; 1º Prêmio na 5.a BIENAL NESTLÉ de Literatura Brasileira em 1991; 2º Prêmio no “Concurso Nacional de Histórias Infantis 1992” de Curitiba; Menção Honrosa no XIX Prêmio Abril de Jornalismo 1994 na categoria “Roteiro de Histórias em Quadrinhos”; Selo “Altamente Recomendável para a Criança” da FNLIJ, conferido a vários livros; recebeu o “Prêmio Lúcia Benedetti de Melhor Livro de Teatro (2006), e o "Orígenes Lessa" de Melhor Livro Juvenil (2016), conferidos pela FNLIJ. Prêmio Jabuti de LIteratura Juvenil pela obra "Iluminuras" em 2016 e pela Cátedra UNESCO de Leitura/RJ os prêmios "Distinção" (2017) e "Seleção" (2018 e 2019).

• Autora-roteirista de programas infanto-juvenis, destacando-se: BAMBALALÃO (1986 a 1990, TV Cultura SP), TV CRIANÇA (1986, Rede Bandeirantes), AGENTE G (1995 a 1997, Rede Record), entre outros. Autora do Roteiro do Curta-Metragem “A Última Página” (realizado em Super 8 por Arlindo Sarra Jr. e vencedor de Menção Honrosa no Festival de Gramado em 1997).

• Site: https://rosanarios.wixsite.com/rosanarios
Blog: www.rosana-rios.blogspot.com




Palas-Atena - Diários Perdidos dos Jovens Deuses - AMA LIvros, 2020

A Filha do Alquimista - Ed. Lê, 2019
VOLTAR
Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet