AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Associados


Alessandra Pontes Roscoe
Status: Escritor
Estado: DF
Site: http://www.uniduniler.com.br
Quem sou eu

Nasci em Uberaba-MG e cresci em Brasília, a cidade sonhada e moldada nas pranchetas do arquiteto. Sempre gostei muito de ler e escrever, por isso decidi ser jornalista (atualmente escrevo para a Revista Claudia). Também estudei teatro, mas não cheguei a me formar, optei pelo jornalismo sem nunca ter deixado de lado minha paixão pela arte.
Depois de muito narrar e mostrar, por conta do meu trabalho como repórter, histórias de verdade de gente de verdade, incentivada por meus filhos, comecei a inventar personagens e mergulhei no mundo encantado da literatura infantil. Passei a contar histórias também em escolas e bibliotecas e até compor músicas para meus personagens. Tenho 12 livros publicados: A Menina que Pescava Estrelas – Elementar foi adaptado para um curta- metragem de animação no cinema, O Jardim Encantado - Franco, A Fada Emburrada – Elementar e O Jacaré Bile – Biruta, Brasília em figurinhas - Franco, O menino que virou fantoche - Franco, A façanha da dona aranha - Elementar, JK, o lobo-guará - Melhoramentos, A outra história da cigarra e da formiga - Mundo Mirim e o livro -cd: História pra boi casar - Peirópois, Caixinha de guardar o tempo, Editora Gaivota e o livro-cd Atrás do olho fechado, Editora Callis são os outros títulos.
Publiquei também em duas coletâneas de contos: Mitos Urbanos, Editora Mundo Mirim e Trem de Histórias, Editora Caki Books.
Desde junho de 2007 mantenho um blog sobre literatura: http://contoscantoseencantos.blogspot.com e o site: www.uniduniler.com.br coordeno o Uniduniler todas as Letras, o Festival Itinerante de Leitura e os projetos: Experimente a palavra e "Aletramento" fraterno de incentivo à leitura desde o ventre e leitura sensorial com bebês; Caixinha de Guardar o Tempo, com pacientes de Alzheimer, tendo as histórias e a memória como forma de resgatar o presente que se perde e a Campanha por mais livro e leitura na programação das TVs.
Coordeno ainda desde 2010, o Uni duni ler, clube de leitura voltado para Bebês e pré-leitores numa creche em Brasília.

Quer saber mais?

Blog:
http://contoscantoseencantos.blogspot.com
Site: 
www.uniduniler.com.br  
Projetos:
Uniduniler todas as Letras
Festival Itinerante de Leitura   
Aletramento Fraterno
Experimente a palavra
Caixinha de guardar o tempo
Clube de Leitura Uni duni ler

Livros publicados:

Agora já são mais de 50 títulos publicados, vou citar alguns deles:

A menina que pescava estrelas - Elementar, foi meu livro de estreia, uma parceria com minha filha mais velha,Beatriz Roscoe Cavalcante, na época com 3 anos de idade. Costuramos na beira da cama a história que depois ela fez questão de ilustrar. A adaptação para o cinema ficou a cargo do premiado animador: Ítalo Cajueiro de Oliveira.

O jardim encantado, com ilustrações de Beatriz Roscoe Cavalcante, Franco Editora, a história de uma joaninha que só tem uma pintinha e adora ser diferente!

O jacaré Bilé, livro-cd com ilustrações de Ítalo Cajueiro, arranjos musicais de Orlando Neto. A história de um jacaré nordestino que sonha poder jantar a lua!

A fada emburrada, com ilustrações de Romont Willy, Editora Elementar. História de uma fada complicada que vive de cara amarrada e sombrancelha cerrada, sempre, sempre emburrada!

Brasília em Figurinhas, com fotos do Arquivo Público de Brasília, de Alessandra Roscoe e Orlando Neto, um álbum de figurinhas sobre a história e a pré-história da Capital do Brasil.

JK, o lobo-guará, com ilustrações de Jô Oliveira Melhoramentosé uma fábula em versos que homenageia Brasília e sua história.

História pra boi casar, com ilustrações de Mariana Zanetti, Peirópolis é um livro cd que resgata cantigas e personagens de histórias infantis, além de apresentar aos miúdos o folguedo popular do Bumba-meu-boi do maranhão. É uma história cantada que festeja a riqueza cultural do Brasil!

A outra história da cigarra e da formiga, com ilustrações de J<nior Caramez, Editora krauss Reconto da fábula de Esopo com um final surpreendente.

Se... com ilustrações de Biry Sarkis, A semente Grupo Lê Uma história sensível sobre possibilidades de inventar mundos.

Pinóquio ãs avessas com ilustrações em xilogravuras aquareladas por Valdério Santos, Editora Krauss. Um menino apaixonado por teatro encontra uma fada e pede para ser transformado em boneco, uma divertida história, meio ao contrário do que acontece no clássico de Carlos Collodi, que em 2023 completou 140 anos, 

Quando as coisas desacontecem, ilustrações de Odilon Moraes, Editora Gaivota
Uma delicada narrativa sobre perdas, desencontros, morte e novos caminhos.

Buá com ilustrações de Rodrigo Mafra e projeto gráfico de Natália Calamari, Editora Edelbra

A façanha da dona aranha, com ilustrações de Carol Juste, Editora Elementar, história em versos sobre uma aranha costureira que tece uma teia de poesia!

Caixinha de Guardar o tempo, com ilustrações de Alexandre Rampazzo, Editora Gaivota. Uma história sobre o tempo e a falta que o tempo faz quando passa e nos deixa para trás. Uma história sobre o precisoso cofre que guarda as nossas lembranças: a memória!

Atrás do olho fechado, livro-cd com arranjos musicais de Cope Gutierrez e Orlando Neto, ilustrações de Camilla Carrosine, Callis Editora. Uma novela infantil em 40 microcapítulos para despertar nos mais miúdos o hábito da história de ninar lida em voz alta na beira da cama e, nos mais crescidos, o hábito do livro de cabeceira. Uma história sobre sonho, fantasia e cotidiano!

Participação em Coletâneas:

Mitos Urbanos, com textos de Adriano Messias, Alessandra Roscoe Celso Sisto, Rosana Rios e Sandra Pina, ilustrado por Alexandre Santos, Editora Mundo Mirim.
Lendas que se passam em cinco capitais brasileiras narradas em clima de mistério e assombro.

Trem de Histórias - coletânea de escritores e ilustradores da AEILIJ com contos, poemas e ilustrações sobre trens, bondes e trilhos.



A menina que pescava estrelas, com argumento e ilustrações de Beatriz Roscoe Cavalcante, Editora Elementar.

JK, o lobo-guará com ilustrações de Jô Oliveira, Editora Melhoramentos.

História pra boi casar livro-cd com ilustrações de Mariana Zanetti, arranjos musicais de Orlando Neto, Editora Peirópolis.

Caixinha de guardar o tempo com ilustrações de Alexandre Rampazzo, Editora Gaivota.

Atrás do olho fechado, livro-cd com ilustrações Camila Carrosine, arranjos musicais de Cope Gutierrez e Orlando Neto, Editora Callis
VOLTAR
Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet