Associados

Andrea Viviana Taubman
Desde bem pequena, me interessei pelas letras. Minha mãe conta (rindo) que, quando eu tinha uns três anos de idade, vivia pegando os grampos que ela usava para arrumar os cabelos. Sabe para quê? Para montar letras. Eu não sabia o som que elas tinham, mas sabia que eram letras e que com elas eu poderia... LER! Então, depois da "montagem pronta", eu perguntava: mãe, que letra é essa?
Sempre soube que aqueles desenhos feitos com grampos eram mágicos, mesmo antes de aprender a ler e escrever letras e palavras!
Sou química por formação, escritora por vocação, especialista em tradução de espanhol e mestra em Linguística. Nasci em uma família muito leitora de Buenos Aires (Argentina). Por algum tempo fui filha única e única neta (talvez seja por isso que nunca me faltou quem me contasse histórias lidas ou narradas oralmente). Ainda criança , vim para o Brasil acompanhando a família (sou brasileira e argentina). E, por muito tempo, me dediquei a outros trabalhos, até que... a Literatura Infantil e Juvenil chegou na minha vida adulta de uma forma mais do que especial, para nunca mais me deixar. Em 2008 escrevi meu primeiro texto literário depois de passar mais de duas décadas escrevendo somente textos comerciais e técnicos.
Em dezembro de 2009 tive a felicidade de ver publicado "O MENINO QUE TINHA MEDO DE ERRAR", que conta em versos a história de Pedro, que, por receio de virar motivo de chacota, prefere não conviver com outras crianças. Posso dizer, sem medo de errar , que este "MENINO..." me deu a mão e me levou de volta ao jardim da minha infância e da minha adolescência em que cultivei, com todo o carinho, a arte de escrever, de representar, de cantar, de tocar violão...para finalmente florescer escritora. Desde então, não parei mais de inventar histórias, muitas delas para transformar "lágrimas em letras".
Em outubro de 2010, meu segundo livro foi publicado: A ESCOLA QUE EU QUERO PRA MIM, pela editora Ao Livro Técnico, que fala do muito que seria minha escola dos sonhos quando eu era criança (e quando meus filhos Gabriel e Thiago foram para a escola!). Em 2018 foi reeditado pela Zit Editora com ilustrações de Cris Alhadeff que trouxe grande diversidade para a narrativa.
Em 2013, chegaram Rosa Formosa (Paulus, ilustrações de Eliana Delarissa) e MEU AMIGO PARTIU (reeditado pela Novo Ser em 2021, ambas as edições ilustradas por Sandra Ronca, com apresentação do Prof. José Pacheco da Escola da Ponte de Portugal.
Em 2015, chegaram SONHO DE MÃE (ilustrações de Sandra Ronca, Editora Jovem) e O MENINO SÓ (ilustrações de Anielizabeth, Escrita Fina). O conto "Tereza na praia" foi publicado na coletânea MAPAS LITERÁRIOS -o Rio em histórias (Rovelle, organização de Ninfa Parreiras).
Em 2017, foram 6 títulos publicados: A FAMÍLIA DE MARÍLIA – Paulus Editora, 2017 – ilustrações de Cláudia Scatamacchia, apresentação de Maria Tereza Maldonado; TEM CABIMENTO? com Marcelo Pellegrino –Editora do Brasil, 2017 – ilustrações de Guto Lacaz; CAFOFO DO REMELEXO com Marcelo Pellegrino e Thiago Taubman Costa – Zit, 2017 – ilustrações de Julio Carvalho; DOM QUIXOTE/ DON QUIJOTE DE LA MANCHA (Miguel de Cervantes Saavedra) Adaptação de Telma Guimarães (português) e Andrea Viviana Taubman (espanhol) - Editora do Brasil, 2017 - Ilustrações: Rafael Antón; KATHELYN SOFIA – Paulus Editora, 2017 (Programa Direito e Cidadania – Depto. De Assistência Social) – ilustrações de Rubem Filho e o livro-causa NÃO ME TOCA, SEU BOBOCA! – Editora Aletria, 2017 – ilustrações de Thais Linhares – vencedor do Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2018 (categoria Produção de Conhecimento) que também virou jogo em 2024 (NÃO ME TOCA, SEU BOBOCA! - FUGA DA CASA 75 em parceria com o ludólogo e game designer Daniel Martins da D+1) ;
Em 2018 nasceu a novela juvenil AQUILO QUE NINGUÉM VÊ, escrito com Anna Claudia Ramos – (Editora do Brasil, ilustrações de Carol Rossetti ), ficção que traz como personagem histórica a Grande Dama da Educação Brasileira, Anália Franco (1853-1919).
Depois vieram PULA, PULGA!, escrito com Marcelo Pellegrino (Escrita Fina, 2019 – ilustrações de Camila Carrossine); A CASA DO TOPO DO EDIFÍCIO escrito com Sandra Pina (Original Leiturinha 2020 - ilustrações de Marilia Pirillo) ; UM POEMA PARA JOÃO (Quase Oito 2020 – ilustrações de Camilo Martins);
TERESÓPOLIS, MINHA TERRA DE LUZ E DE AMOR – A Tenda Literária (projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc de Teresópolis), 2020 – ilustrações do meu filho caçula, o ilustrador Thiago Taubman (@taubarts); O DIA MAIS FRIO DO ANO, em mais uma parceria com Anna Claudia Ramos (Rocco, 2021 – ilustrações de Carol Rempto); FAMÍLIA DE VERDADE VERDADEIRA – Paulus, 2022 (Programa Direito e Cidadania – Depto. De Assistência Social) – ilustrações de Sidney Meirelles; o romance epistolar juvenil FACA DE PONTA escrito em parceria com Érica Toledo – Aletria, 2023; PÁLPEBRAS NAS ORELHAS, em nova parceria com o filho Thiago Taubman nas ilustrações (Pantograf, 2023); GEMAS DO MESMO OVO na quarta parceria com Marcelo Pellegrino – Elo, 2023 – ilustrações de Elton Caetano; PELOS OLHOS DE ENZO – Elo, 2023 – ilustrações de Bruno Nunes; POR ONDE ANDARÁ ANDIARA? – Paulus, 2024 (Programa Direito e Cidadania – Depto. De Assistência Social) – ilustrações de Tel Coelho; e o 25º "filho de papel", ARI, O SIRI – Zit, 2024 – ilustrações de Veridiana Camelo.
Para saber mais sobre cada um desses livros basta você clicar aqui LinkTree
ALGUMAS DAS MINHAS ANDANÇAS...
Desde 2010 participo de encontros em escolas, salões e festivais literários levando para o público minhas histórias: que coisa fantástica ver a reação dos pequenos leitores, ouvir e responder suas perguntas! Às vezes, além das crianças, encontro turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos) e é igualmente emocionante. Através das redes sociais recebo muitas mensagens de leitores, mães, professores, psicólogos e fonoaudiólogos que colaboram com suas impressões e depoimentos sobre meus livros. Em 2012 passei a colaborar com a revista dr. Magazine, onde assinei coluna que falava sobre literatura infantil e juvenil, entrevistando autoras e autores que falavam sobre seus livros.
Em 2013 fui convidada a fazer parte da diretoria voluntária da AEILIJ (fui tesoureira em 4 gestões, vice-presidente entre 2017 e 2019 e ocupei a presidência entre 2023 e 2025). Criei com o prof. Marcelo Pellegrino a 1ª FLI Serrana - Festa Literária da Região Serrana (com o tema Sylvia Orthof e a os autores da Serra). Em 2014 fiz a curadoria dos eventos Carnavalivro, duas edições do Futebolendo e da II FLI Serrana que homenageou a colega e "madrinha" Flávia Savary, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.
Em 2020, participei da formação da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI).
Em 2023 meu projeto "Não me toca, seu boboca! - Literatura e Proteção" passou a fazer parte da Coalizão Brasileira pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes e também ministrei a aula “A Literatura na Prevenção da Violência e na Proteção de Crianças e Adolescentes” do Módulo II do curso da Escola Superior do Ministério Público de S. Paulo “Introdução às violências contra crianças e adolescentes: conceitos básicos e estratégias de enfrentamento” (https://esmp.mpsp.mp.br/w/introducao-viol-criancas-modulo-ii) .
Em 2024, concluí o Mestrado no ILE-UERJ com a dissertação Não me toca, seu boboca!: cartografia dos discursos da violência contra a criança e prevenção ao abuso infantil.









