AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

AEILIJ - Estatuto

Estatuto da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ

Titulo I 
Da denominação, sede e duração.

Art.1° - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ, é uma sociedade civil, caráter Educacional, cultural e literário, sem fins lucrativos, dotada de personalidade jurídica de direito privado, gozando de autonomia própria, fundada em 30/06/99, com sede na cidade de Teresópolis/RJ e doravante, tão somente, para fim deste Estatuto, chamar-se-á, simplesmente, Associação. 

Art. 2° - A duração da Associação será por tempo indeterminado.


Titulo II 
Dos objetivos 

Art.3° - São objetivos primordiais da Associação os constantes da Carta de Princípios a seguir reproduzida:

a) Defender os interesses e os direitos de seus associados e de toda a categoria;
b) Defender a qualidade da produção literária; 
c) Ampliar o alcance, a exposição e a divulgação do Livro Infantil e Juvenil; 
d) Gerar e participar de campanhas e ações pelo incentivo à leitura. 
e) Defender a livre criação literária e a expansão do público leitor. 


Titulo III
Da constituição, organização e da administração.

Art. 4° - A Associação reger-se-á pelo presente Estatuto e pela Legislação Brasileira em vigor.

Art.5° - Os órgãos e pessoas que compõem a Associação, sua Organização, Administração e Fiscalização são os seguintes:

a) Assembleia Geral;
b) Diretoria;
c) Conselho Fiscal;
d) Conselho Consultivo;
e) Associados;


Titulo IV
Da Assembleia Geral

Art. 6° - A Assembleia Geral é o órgão máximo de deliberação e decisão, com caráter permanente, que reúne todos os associados, de acordo com o artigo 59º da Lei 10.406/2002 do Novo Código Civil, e compete privativamente á Assembléia Geral, destituir os administradores e alterar o Estatuto da Associação e deliberar sobre assuntos de interesses gerais.

Art. 7° - A Convocação será feita pelo Presidente, por edital de convocação divulgado obrigatoriamente por jornal, publicado em jornal local, podendo ainda a convocação ser feita por Carta, e-mail, com antecedência mínima de dez dias, com data, horário, quórum, local da reunião e ordem do dia, claramente especificados, em três convocações, com intervalo de 01( uma), hora entre cada uma delas.

Parágrafo Primeiro - Nos Editais de Convocação deverão constar:

a) A denominação da Associação, o número de inscrição no CNPJ, a expressão Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária, conforme o caso.
b) O local, o dia e a hora da reunião, em cada uma das convocações em sua sequencia ordinal. 
c) A ordem do dia, como os trabalhos e suas especificações.
d) O número de associados ativos existentes na Associação para fins de contagem do quórum para realização da Assembleia. 
e) A data, o nome e CPF e a assinatura do responsável pela Convocação; Caso a Assembleia esteja sendo convocada por associados, deverão assinar o Edital pelo menos três daqueles que assinaram o documento que solicitava a convocação. 

Parágrafo Segundo - Na ausência ou omissão do Presidente será a convocação feita pela Diretoria, pelo Conselho Fiscal e garantindo 1/5 (um quinto) dos associados o direito de promovê-la.

Art. 8° - A Assembleia Geral será realizada em primeira convocação com o número mínimo de 2/3 (dois terços) dos associados presentes, em segunda convocação, uma hora depois, com a presença de, no mínimo, 50% (cinqüenta por cento) mais um do número total de associados ativos na data, ou em terceira e última convocação, uma hora depois da segunda convocação, com a presença de pelo menos 10 associados presentes. As deliberações da Assembleia Geral deverão ser acatadas por todos os associados, inclusive aqueles que não tenham comparecido à assembleia.

Parágrafo primeiro - Para efeito do quórum de que trata o artigo 8º, o número de associados presentes, em cada convocação, será levantado contando-se o número de assinaturas apostas no Livro de Presença.

Parágrafo segundo - Não havendo quórum em nenhuma das três convocações deverá ser realizada uma nova convocação para realização de uma nova assembleia dentro de pelo menos 06 (seis) meses.

Art. 9° - Para as Assembleias gerais serão permitidos votos por procuração ou por e-mail.

Art. 10° - A ata da Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária será lavrada em Livro Próprio, e estará à disposição dos Associados.

Parágrafo único - As atas das Assembleias serão assinadas pelos Diretores e por uma comissão de pelo menos 05 (cinco) associados presentes ou mais associados participantes da assembleia, em livro próprio.

Art. 11° - A Assembleia Geral Ordinária (A.G.O) será convocada e realizada até 30 de junho de cada ano, a fim de: 

a) Discutir e votar a prestação de contas, demonstrações financeiras, Balanço do exercício, parecer do Conselho Fiscal e os atos administrativos da Diretoria com relação ao exercício findo em 31 de dezembro do ano anterior, conforme legislação vigente. 

b) Discutir e votar o orçamento e critérios de administração da Associação para o exercício em curso até a realização da próxima AGO.

c) Eleger a Diretoria para mandatos com duração de 02 (dois) anos. E eleição para o Conselho Fiscal com mandato de 02 (dois) anos. 

Parágrafo único - Poderá haver reeleição, somente por mais um mandato, caso seja aprovado por Assembleia Geral Ordinária ou Extraordinária.

Art. 12º - A Assembleia Geral Extraordinária poderá ser convocada em qualquer época do ano, dentro dos mesmos critérios da Assembleia Geral Ordinária, sempre que for julgado conveniente. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) poderá deliberar sobre assuntos específicos e relevantes, de interesse imediato, referidos no edital de convocação.

Art. 13° - Compete à Assembleia Geral:

a) conduzir-se pelo Estatuto e faze-lo cumprir;
b) eleger, empossar e destituir os membros da Diretoria; 
c) eleger quem presidirá a Assembleia, quando faltar o Presidente e o Vice-Presidente; 
d) reformar o presente Estatuto; 
e) apreciar atos da Diretoria; 
f) alterar resoluções de Assembleias anteriores; 
g) decidir sobre os bens da Associação, estabelecer critérios para vendas, doações e hipotecas de bens imóveis, empréstimos e aplicações de capital; 
h) deliberar sobre a dissolução total ou parcial da Associação por maioria de seus membros. 


Titulo V
Da Diretoria

Art. 14° - A diretoria é órgão executivo, cujos membros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária e é constituída por quatro membros, a saber:

- Presidente 
- Vice-Presidente
- Tesoureiro
- Secretário

Parágrafo primeiro - As eleições para diretoria serão realizadas no primeiro semestre do ano, sendo feita a comunicação por jornal de circulação na localidade da sede da Associação, ou ainda, podendo ser feita por carta ou e-mail, 30 dias antes das eleições. Sempre ocorrendo na mesma data em que se realizar a Assembléia Geral Ordinária daquele ano.

Parágrafo segundo - As eleições poderão ser fiscalizadas por representantes da Diretoria e do Conselho Fiscal da ASSOCIAÇÃO e por representantes das chapas concorrentes.

Parágrafo terceiro - A eleição se dará por voto secreto. Admitindo-se votação em aberto por e-mail. Sendo fiscalizada por representantes da Diretoria da Associação e por representantes das chapas concorrentes, sendo admitidos os votos por procuração. Neste caso, as procurações deverão ser apresentadas na data marcada para a realização da assembleia geral.

Parágrafo quarto - Serão nulos os votos em desacordo com as instruções emanadas pela Comissão Eleitoral.

Art. 15° - Compete à Diretoria:

a) Cumprir e fazer cumprir a Carta de Princípios, o Estatuto, o Regimento Interno e todas as deliberações tomadas em Assembleia Geral;
b) Indicar os membros do Conselho Consultivo; 
c) Indicar associados, ou contratar Gerentes executivos, estabelecendo a sua competência e remuneração dentro do que se considerar adequado à administração da Associação; 
d) Autorizar a contratação das pessoas exigidas para os serviços ou atividades da Associação, estabelecendo as suas competências, tarefas e remuneração de cada uma delas; 
e) Apreciar as propostas de obras, serviços ou atividades da Associação;
f) Encaminhar as previsões orçamentárias, bem como os balancetes e o balanço anual às Assembleias Gerais, incluindo o parecer do Conselho Fiscal; 
g) Realizar as transações de venda, permuta, doação e outras, de acordo com os critérios estabelecidos pela Assembleia Geral; 
h) Apreciar as inclusões de novos associados e as exclusões, demissões e desligamentos de associados;
i) A diretoria poderá atribuir descontos e isenções relativos as anuidades e ou taxas. 

Art. 16° - É expressamente vedado aos membros da Diretoria: prestar fiança, aval ou endosso, e favorecer terceiros, em nome da Associação.

Art. 17° - Compete ao Presidente:

a) Cumprir e fazer cumprir o Estatuto, o Regimento Interno e todas as deliberações tomadas em Assembleia Geral;
b) Convocar e presidir as reuniões da Diretoria e das Assembleias Gerais (AGO e AGE),
c) Reunir a Diretoria periodicamente podendo, esta ser on-line ou outra forma;
d) Representar a Associação ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente e, em geral, em todas as suas relações com terceiros;
e) Constituir procuradores e advogados, de acordo com a autorização da Diretoria;
f) Assinar com o Secretário o expediente e toda correspondência da Associação;
g) Assinar conjuntamente com o Tesoureiro os documentos, cheques e outros meios eletrônicos de pagamento a fim de liquidar as contas a pagar e receber da Associação, suas obrigações e os haveres da Associação. Também assinar com o Tesoureiro os Balanços e demonstrações financeiras da Associação, impressos em papel.
h) supervisionar todas as atividades da Associação, tomando todas as providências para o seu bom funcionamento;
i) Admitir e demitir empregados cujos salários serão fixados em consenso com a Diretoria.
j) Representar a Associação isoladamente junto a Governos Federal, Estadual e Municipal como seu representante legal, além de assinar as declarações digitais em todos os âmbitos através dos Certificados Digitais na modalidade ICP Brasil.

Art. 18° - Compete ao Vice-Presidente:

a) Substituir o Presidente em suas ausências e impedimentos;
b) Assessorar o Presidente em suas obrigações na Administração;
c) Aceitar a delegação para assuntos específicos.

Art. 19° - Compete ao Tesoureiro:

a) Coordenar os serviços da tesouraria, zelando pela escrituração dos respectivos livros e do controle financeiro dos associados, que deverá ser mantido rigorosamente em dia;
b) Assinar com o Presidente todos os atos que envolvam responsabilidade financeira da Associação.
c) Organizar as contas a pagar e a receber da Associação, mantendo registros e controles regulares e colocando-os sempre a disposição do Conselho Fiscal para verificação.

Art. 20° - Compete ao Secretário:

a) Administrar os serviços gerais de secretaria;
b) Supervisionar o expediente das correspondências, avisos e circulares;
c) Manter livros de atas, transcrever e divulgar atas das Assembleias Gerais;
d) Providenciar todos os atos e ações burocráticas determinadas pela legislação, pelo Estatuto e pela Diretoria;
e) supervisionar, organizar e manter em ordem todos os arquivos de associados, inclusive com atualização.

Art. 21° - Ao criar as Representações Regionais e Gerência Executiva, a Diretoria deverá indicar as pessoas para este fim, devendo o Regimento Interno estabelecer as condições, as competências, os prazos, atividades e a organização que estas instâncias de apoio e administração deverão ter, sempre de acordo com os interesses maiores da Associação.


Titulo VI
Do Conselho Fiscal

Art. 22° - O Conselho Fiscal é órgão da Assembleia Geral, autônomo, eleito cada dois anos, em Assembleia Geral Ordinária. E será composto por 04 (quatro) membros, sendo 02 (dois) efetivos e 02 (dois) suplentes.

Parágrafo Único - Não podendo um associado participar da Diretoria e do Conselho Fiscal ao mesmo tempo. Assim como não se admite parentesco entre os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal.

Art. 23° - Ao Conselho Fiscal compete:

a) Acompanhar e fiscalizar assídua e minuciosamente os documentos da Associação, verificando os Atos da Diretoria e orientando para o cumprimento da Legislação, do Estatuto Social e das deliberações da Assembléia.

b) Reunir-se periodicamente para examinar a documentação e as atividades da Associação, devendo as conclusões dos seus trabalhos ser lavradas em Ata circunstanciada e lavrada em livro próprio.

c) Emitir parecer por ocasião da Assembleia Geral Ordinária Anual com relação às contas do exercício indicando par a Assembleia a correção do que foi verificado durante o ano.

d) Compete ainda, ao Conselho Fiscal, verificar os saldos bancários, as contas a pagar e receber de conformidade com o estabelecido pela Diretoria, para orçamento, origens e aplicação dos recursos da Associação.


Titulo VII
Do Conselho Consultivo

Art. 24° - O Conselho Consultivo é formado por membros da Associação que deverão ser indicados pela Diretoria sendo composto por especialistas nas áreas da Literatura e da Leitura e por autores de reconhecido valor e destaque.

Parágrafo único - A Diretoria deverá dentro das suas deliberações, formatar no Regimento Interno da Associação, o número e o mandato destes Conselheiros, sendo conveniente que sejam renovados os Conselheiros a cada Eleição para a Diretoria da Associação.

Art. 25° - Compete ao Conselho Consultivo:

a) Assessorar, dar apoio, aconselhar e orientar a Diretoria;
b) Propor iniciativas que visem a consecução dos objetivos da Associação, o fortalecimento da cultura literária e a união da categoria;
c) Aconselhar a Diretoria na participação em campanhas e ações de interesse público, condizentes com a Carta de Princípios da Associação;
d) Manter a Associação a par e participante das políticas e empreendimentos em prol da Leitura;
e) Tratar das questões de Ética da Associação;


Titulo VIII
Dos Associados

Art. 26° - Associados Fundadores são os aqueles que participaram da Assembleia de Fundação da Associação, assinaram o livro de presença e se comprometeram com as finalidades da Associação.

Art. 27º - Serão admitidos como Associados os Escritores e Ilustradores que:

a) Possuir pelo menos um livro, de sua autoria, publicado profissionalmente em editora Comercial com ISBN e classificação de gênero como Literatura Infantil, Juvenil ou Infantojuvenil na ficha catalográfica;
b) Comprometerem- se com a Carta de Princípios da Associação e seus objetivos sociais e econômicos conforme estabelecido no Estatuto Social e Regimento Interno;
c) Possuir os seus nomes aprovados em reunião da Diretoria.

Parágrafo único - Não serão consideradas para fins de admissão, as participações em Antologias.

Art. 28° - São direitos dos Associados:

a) Participar de todas as programações e atividades promovidas pela Associação;
b) Votar e ser votado para qualquer cargo eletivo, desde que estejam em dia com as suas obrigações com a Associação, na forma deste Estatuto e do Regimento Interno;
c) Participar das Assembleias Gerais com direito a voz e voto, desde que estejam em dia com as suas obrigações com a Associação.

Art. 29° - São deveres dos Associados:

a) Respeitar a Carta de Princípios da Associação;
b) Cumprir as disposições do presente Estatuto e do Regimento Interno;
c) Respeitar as decisões da Assembleia Geral e as deliberações da Diretoria;
d) Cumprir com dedicação o cargo para o qual foi eleito; ou indicado;
e) Pagar a taxa anual estipulada pela Diretoria.

Art. 30° - Os Associados não adquirem direito algum sobre os bens e direitos da Associação, nem, tampouco, respondem subsidiariamente pelas obrigações ou compromissos da Associação.

Art. 31º - Os associados não poderão mais fazer parte da Associação em caso de:

a) Falecimento

b) Pedido de desligamento;

Parágrafo primeiro - O associado que desejar deixar de fazer parte da Associação comunicará esta sua decisão à Diretoria, através de ofício, solicitando a sua exclusão do quadro de associados com 30 dias de antecedência.

c) Falta de conduta ética;

d) Descumprimento contumaz deste Estatuto, desrespeito às decisões da Assembleia Geral e das demais deliberações da Associação, de modo que possa comprometer a imagem da Associação;

e) Levar a Associação a ajuizar ações judiciais para fazer valer direitos da Associação;

Art. 32° - Excluídos da Associação, qualquer que seja o motivo, ou dela se retirando, os Associados não terão direito a salários, indenizações, compensações de qualquer natureza, a nenhum titulo ou pretexto, pelos serviços prestados à Associação.

Parágrafo único - A exclusão do associado só é admissível havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso.


Titulo IX
Do Patrimônio

Art. 33°- O patrimônio da Associação, ou seja, o seu Ativo Não Circulante - Permanente é constituído de bens móveis e imóveis, que possua ou venha a possuir, obtidos por compra, legados, doações e outros meios legais. E o Patrimônio Social será composto dos Superávits e Déficits apurados a cada ano, acumuladamente.

Parágrafo único - A Secretária devera manter um cadastro atualizado do patrimônio da Associação, bem como dos seus Associados.

Art. 34° - O Presidente que assumir o cargo assinará um compromisso de que zelará pelo patrimônio da Associação, constante da relação de bens, que lhe será apresentada no ato da posse.

Art. 35° - A perda ou desaparecimento de qualquer bem patrimonial será imediatamente comunicado à Diretoria que tomará as providencias cabíveis.

Parágrafo único - Se não forem tomadas as providencias a que se refere este Artigo, o Presidente ou seu substituto, será responsabilizado e obrigado a indenizar a Associação.

Art. 36° - Constituem receita da Associação:

a) As taxas anuais dos associados;
b) O produto da venda de seus bens;
c) Os rendimentos oriundos da exploração de bens de sua propriedade;
d) Legados, doações, subvenções e outros auxílios que vier a receber;
e) O produto de campanhas financeiras, tais como bazares, feiras e eventos patrocinados pela Associação.
f) A venda de produtos ou a prestação dos serviços que a Associação deliberar realizar, dentro dos limites deste Estatuto e da legislação vigente.

Parágrafo único - Os membros eleitos para a Diretoria ficarão isentos das taxas e contribuições anuais para a Associação durante a vigência do seu mandato.


Titulo X
Dos Livros

Art. 37º - A Associação manterá os seguintes Livros:

a) Livro de Atas das Assembleias Gerais;
b) Livro de Presença nas Assembleias Gerais;
c) Livro de Atas das Reuniões da Diretoria;
d) Livro de Atas das Reuniões do Conselho Fiscal;
e) Livros de inscrição de Associados;
f) Livros Contábeis e de Escrituração conforme a legislação;
g) Livros Fiscais conforme as exigências legais das atividades econômicas da Associação.

Parágrafo único - Os Livros de que trata este artigo poderão ser substituídos por fichas ou meios eletrônicos de registro e controle, desde que guardem todas as condições de verificação acompanhamento e controle ao longo do tempo pelos associados.


Titulo XI
Das Disposições Finais e Transitórias

Art. 38° - Os recursos financeiros previstos no Artigo 36º serão aplicados na consecução dos objetivos da Associação, dentro do território nacional.

Art. 39° - É vedada a distribuição de lucros e de qualquer bonificação ou vantagens aos associados, de acordo com a legislação em vigor.

Art. 40º - A Associação manterá escrituração de suas receitas e despesas em livros revestidos de formalidades capazes de assegurar a sua exatidão, conforme o que dispõe o artigo 38º.

Art. 41º - Os membros da Diretoria são responsáveis perante a Associação e a Justiça, por atos e decisões tomadas à revelia da Assembleia Geral, que possam trazer danos financeiros ou morais para a Entidade.

Art. 42° - Em caso de extinção da Associação, os seus bens serão revertidos em proveito da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e/ou a Entidades Beneficentes conforme deliberação da Assembleia Geral de extinção da Associação.

Art. 43° - As disposições do presente Estatuto serão complementadas por Regimento Interno, Instruções e Avisos expedidos pela Diretoria, para o fiel cumprimento dos objetivos da Associação.

Art. 44° - Os casos omissos ou duvidosos na interpretação do presente Estatuto serão resolvidos pela Diretoria.

Art. 45º - Na Assembleia de aprovação deste Estatuto, os cargos de Diretoria existentes e o mandato dos Diretores permanecerão válidos até a Assembleia Geral de 2017, quando deverão ser eleitos os Diretores para o novo mandato conforme o presente Estatuto e os Conselheiros Fiscais com o primeiro mandato até a Assembleia Geral Ordinária de 2019.

Art. 46º - O presente Estatuto entrará em vigor na data de seu registro no Cartório Competente. 

Teresópolis, RJ, 17 de setembro de 2015.

VOLTAR
Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet