AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

AEILIJ - Histórico

O surgimento da AEILIJ


Tudo começou em 1998, quando um grupo de escritores e ilustradores de literatura infantil e juvenil, a partir de conversas informais, constatou que, apesar de sermos uma força importante do mercado editorial, não tínhamos uma Associação que servisse como nossa porta-voz, um espaço onde pudéssemos dialogar e debater.


Encontros e reuniões esporádicas aconteciam em Salões e Feiras de Livros pelo Brasil afora, ou nas tradicionais visitas às escolas. Nossos contatos limitavam-se a autores que viviam nos grandes centros urbanos. Dos companheiros residentes em cidades de pequeno e médio porte, na maioria dos estados brasileiros, quase não tínhamos notícias.


Um primeiro levantamento mostrou que um número expressivo de autores, entre 300 e 500 autores, publicava obras de LIJ em várias editoras. Essa constatação fortaleceu a demanda por uma Associação que fosse representativa desse conjunto de profissionais.


Realizamos, então, reuniões preliminares no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Belo Horizonte e em Porto Alegre. Além disso, fizemos contatos por e-mail com autores de outros locais. Recebemos apoio de todos os cantos. Em 30 de junho de 1999, numa assembleia histórica na Casa da Leitura, no Rio de Janeiro, com a presença de mais de 50 autores, além de uma expressiva votação nacional via e-mail, elegemos a primeira chapa para a presidência de nossa entidade.


Desde o momento da criação da AEILIJ, tínhamos um propósito e o nome escolhido evidencia isso: a AEILIJ representaria os dois criadores no segmento literário: de textos e de imagens.


Ao longo dos anos, a AEILIJ se fortaleceu. Como Associação, tem procurado sempre estimular a coesão da categoria e defender os interesses e direitos de nossa classe. Ao longo do tempo, tivemos uma série de vitórias, aprendemos com os equívocos e podemos dizer que hoje somos reconhecidos e respeitados nacionalmente. Estabelecemos parcerias importantes com diversos órgãos públicos, instituições, feiras de livros e fundações que se dedicam ao incentivo da leitura. Temos associados por todo o Brasil.


É importante sinalizar que a diretoria eleita e os representantes regionais de nossa Associação trabalham voluntariamente, doando tempo e esforço a uma causa que consideram imprescindível.


Para que possamos manter essa representatividade é necessário que a AEILIJ continue crescendo.

 

É importante a adesão de um número cada vez mais expressivo de autores para que, unidos, possamos lutar por nossos direitos e pelo fortalecimento da Literatura Infantil e Juvenil no país.   



1999 - Assembléia inaugural na Casa da Leitura - RJ


1999 - Assembléia inaugural na Casa da Leitura - RJ


1999 - Assembléia inaugural na Casa da Leitura - RJ



VOLTAR
Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet