AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Notícias

2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008


17/12/2013
10º Prêmio Barco a Vapor - Convocatória

As inscrições para o 10º Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil da Fundação SM vão até 31/01/2014.

Consulte o regulamento em http://barcoavapor.edicoessm.com.br


Nos caminhos da leitura, sonhos navegam ao sabor das emoções.

14/11/2013
5º Seminário AEILIJ de Lit. Infantil e Juvenil

Auditório das Livrarias Paulinas e Sala de Vídeo (Museu Hipólito José da Costa)

Área Infantil e Juvenil da 59a. Feira do Livro de Porto Alegre 

Coordenação e curadoria: Hermes Bernardi Jr. 


Dentre os instrumentos inventados pelo Homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões de sua visão; o telefone uma extensão da voz e finalmente temos o arado e a espada, ambos extensões do braço. O livro, porém, é outra coisa. O livro é uma extensão da memória e da imaginação. 

(...) 

Se lemos um livro antigo, é como se o tivéssemos lido durante o tempo todo transcorrido entre o dia que foi escrito e o nosso tempo. Por isto convém manter o culto ao livro. O livro pode estar cheio de erratas, podemos não concordar com as opiniões do autor, porém ele conserva algo de sagrado, de divino, não de modo supersticioso, mas com o desejo de encontrar a felicidade, de encontrar a sabedoria. 


Jorge Luiz Borges em O livro 

Aula proferida na Universidade de Belgrano em 1978 

Traduzido de "Obras Completas IV" - Borges Oral - ed. EMECÉ 


* * * * *


04/11 - 19h às 21h - Auditório das Livrarias Paulinas 

Palestra de abertura: Encontros no campo do real e do imaginário/A obra literária refletindo diferentes realidades - Com a escritora Stela Maris Rezende/RJ 


05/11 - 15h às 18h - Sala de Vídeo 

Encontros para criação de projetos/Parcerias criativas - Com a ilustradora Patrícia Langlois/RS, e a Jacira Fagundes/RS e a professora, escritor e contadora de histórias Marô Barbieri/RS 


05/11 - 19h às 21h - Auditório das Livrarias Paulinas 

Encontro em contratos /Organizando a profissão - Com a ilustradora Thaís Linhares/RJ e o professor de Propriedade Intelectual da Faculdade de Direito Milton Campos/BH, Hildebrando Pontes - Auditório das Livrarias Paulinas 


06/11 - 15h às 18h - Sala de Vídeo 

Encontro com novos autores/ Campo de fertilidade - Com os escritores Antonio Schimeneck/RS e Christian David/RS 


06/11 - 19h às 21h - Auditório das Livrarias Paulinas 

Encontros com leituras, leitores/ A resignificação e o desdobramento da obra publicada para diferentes mídias - Com os escritores Leo Cunha/MG e Ernani Só/RS

18/10/2013
Educação pública de qualidade para todos

A AEILIJ - Associação dos Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - apoia a greve dos profissionais da Educação da Rede Municipal e Estadual do Rio de Janeiro, entendendo-a como parte importante nas ações rumo a uma reforma urgente na Educação Brasileira. Repudiamos quaisquer atos de violência, como os praticados nas últimas semanas, seja contra esta classe, seja contra patrimônios públicos e privados ou a sociedade como um todo.


É urgente a necessidade de restabelecer o diálogo para conduzir as questões que envolvem a melhoria de funcionamento das escolas, assim como as condições de trabalho dos profissionais da Educação. 


Valorizar a Educação, seus profissionais e as crianças sob seus cuidados beneficia toda a sociedade. 


A AEILIJ acredita que é possível existir uma educação pública de qualidade. E, pensando assim, oferece seu apoio na construção de uma sociedade mais justa e na formação de cidadãos mais críticos. Autores de literatura infantil e juvenil e profissionais da Educação dão as mãos em prol de uma Educação Pública de qualidade para todos.

22/05/2013
IX D!SCUSSÕES AEILIJ, em 08/06/13, das 14 às 15:30

Local: 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens

Tema de discussão: O PAPEL DOS AUTORES DA PALAVRA E DA IMAGEM EM EVENTOS LITERÁRIOS 


Provocadores: 

Verônica Lessa - Biblioteca Nacional - Trazendo o ponto de vista institucional 

Mariana Warth - Editora Pallas - Trazendo o ponto de vista editorial 

Anielizabeth - Ilustradora - Trazendo o ponto de vista autoral 

Mediação de Anna Claudia Ramos

25/04/2013
AEILIJ recebe Moção de Congratulação

No recente vinte e três de abril, por conta do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, o gabinete da Deputada Inês Pandeló (PT) entregou uma Moção de Congratulação às entidades e organizações da sociedade civil que mantém o compromisso de despertar a leitura e valorizar o livro e seus autores e que também promovem a troca solidária e a difusão dos mesmos. São elas:


- AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil 

- FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty 

- FLIST - Festa Literária de Santa Tereza 

- Festa Literária Internacional das UPPs 

- FNILIJ - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil 

- FBN - Fundação Biblioteca Nacional 

- Real Gabinete Português de Leitura 


Na ocasião, o presidente da AEILIJ, o escritor e ilustrador Hermes Bernardi Jr. se fez representar através da vice-presidente da entidade, a escritora e ilustradora Sandra Pina. 


Através de mensagem, o presidente da entidade agradeceu diretamente a Moção recebida e destacou a iniciativa da referida Deputada, além de desculpar-se pela impossibilidade de estar presente por imprevistos alheios à sua vontade.

26/03/2013
Convite para a Expo

Caros ilustradores associados,


A partir do dia 23 de março estão abertas as inscrições para a sexta edição da exposição "Cores e Formas que contam Histórias" promovida pela AEILIJ e todos estão convidados a participar. 


A mostra exibirá o trabalho de vinte e cinco dos nossos ilustradores associados, através de imagens, cores e formas que integram livros infantis e juvenis publicados entre maio de 2011 e março de 2013 no mercado brasileiro. 


Além dos 25 painéis que comporão a exposição, a AEILIJ produzirá um folder para distribuição gratuita aos visitantes, onde constará a ilustração de cada participante com os devidos créditos e contatos. 


A exposição terá sua inauguração no 15º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que acontecerá em junho de 2013 na cidade do Rio de Janeiro e, depois deste evento, circulará por outros espaços e locais de promoção de leitura de todo o Brasil e em eventos literários, assim como aconteceu com as edições anteriores. 


Desta edição da exposição, poderão participar os ilustradores associados da AEILIJ que estejam em dia com a anuidade da associação e tenham pelo menos uma imagem de sua autoria publicada em livro de literatura infantil ou juvenil (de língua portuguesa ou livro de imagens) por editora comercial lançado entre maio de 2011 e março de 2013. 


Envie-me um e-mail e peça a sua ficha de inscrição com todas as informações necessárias para a inscrição. 


As inscrições encerram no dia 23/04 ou quando completarmos a cota de 25 participantes, o que acontecer primeiro. 


Att. 


Felipe Vellozo 

Coordenador de Cultura e Estética da AEILIJ 

exposicao@aeilij.org.br

22/03/2013
Tecendo Histórias Traçando Ideias

Em uma parceria com a 1ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação, ilustradores sócios da AEILIJ participam do projeto "Tecendo Histórias Tracando Ideias". Os ilustradores visitarão escolas que aderiram à ação. Além disso, a AEILIJ regional organizou junto à 1a. CRE uma exposição de ilustrações que percorrerá, nesta primeira etapa, onze escolas estaduais. O encontro entre ilustradores e leitores ocorrerá durante os meses de maio e junho de 2013.


Os ilustradores associados da AEILIJ que participam da primeira Exposição Tecendo Histórias Traçando ideias são: Carla Pilla, Celso Sisto, Hermes Bernardi Jr., Jacira Fagundes, Jorge Luiz Martins, Letícia Moller, Leila Pereira, Liza Caldeira Petiz, Maíra Suertegaray, Marion Cruz, Marô Barbieri, Martina Scheiner, Monika Papescu, Paula Mastroberti, Rosane Castro.

22/03/2013
PMLL de Porto Alegre

O presidente da AEILIJ, escritor e ilustrador Hermes Bernardi Jr., participou de reunião, realizada no dia 28/02/2013, que tinha como propósito pensar ações a fim de fazer com que o Plano Municipal do Livro e da Leitura da cidade de Porto Alegre (1ª Capital a ter um PMLL) entre, de fato, em prática.


A entidades realizaram movimento nas redes sociais, acão esta que resultou em reunião com o prefeito em exercício, Sr. Sebastião Melo e com o Secretário Municipal de Cultura de Porto Alegre, Sr. Roque Jacoby, no dia 05/03/2013 a fim de providenciarem que o que já é lei possa se tornar prática e a Cidade possa se tornar uma cidade leitora. O prefeito e o secretário se comprometeram, com os representantes das entidades, de agilizar o processo de implementação do PMLL. 


Em seguida, no dia 15/03/2013,uma nova reunião foi realizada com o Secretário de Cultura e as entidades parceiras do PMLL. 


Em ambas ocasiões, a AEILIJ se fez presente através de seu presidente que defendeu a implementação imediata do Plano Municipal do Livro e Leitura para Porto Alegre ao lamentar que a execução da lei esteja parada por que o Conselho Municipal de Cultura, que fez parte da criação do PMLL junto a outras 17 entidades, esteja criando empecilhos de teor hierárquico para que se crie o Conselho Gestor do Livro e Leitura e a sociedade tenha acesso aos benefícios que os recursos destinados ao PMLL podem e deveriam estar gerando.

20/02/2013
Campanha por mais leitura nas TVs abertas

Campanha por mais livro e leitura na Programação das TVs abertas .


Nossa associada Alessandra Pontes Roscoe criou uma petição online em http://www.petitiononline.com/livro01/petition.html

Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet