AEILIJ
Associe-se
ASSOCIE-SE
Login para Associados
LOGIN PARA
ASSOCIADOS
Nossos canais
NOSSOS CANAIS

Notícias

2024 2023 2022 2021 2020 2019 2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008


21/11/2015
Hermes

O nosso amigo Hermes Bernardi Jr. nos deixou hoje.


Todos os que conhecem sua história em prol da vida e da literatura se entristeceram. 


Saudade. Esperança. Arte. Coragem. São tantas palavras que lembram o artista que se foi em corpo. 


Hermes foi coordenador da AEILIJ no Rio Grande do Sul e o quarto presidente da nossa associação (2011-2013). Sua bandeira era pela capacitação e pelo intercâmbio. "Leitura cruzando fronteiras" foi o slogan de sua gestão. Faremos deste um dos nossos objetivos. 


A AEILIJ está de luto. Que sua família e amigos tenham forças para superar esse momento tão difícil.

19/11/2015
Anistia, desconto da anuidade e novo blog

Prezados colegas aeilijianos:


A diretoria da AEILIJ decidiu: 


1) Anistiar todos os associados das anuidades devidas até 2014. 

2) Quem quitar a anuidade de 2015 até o dia 31/03/16 ganhará desconto de 50% na anuidade de 2016, se a anuidade de 2016 for paga até o dia 30/06/16. 

3) O desconto de 50% permanecerá em 2017 para quem quitar a anuidade de 2017 no primeiro semestre de 2017. 

4) A primeira anuidade de cada novo associado, ou de cada associado inativo, deverá ser paga integralmente. 


A anuidade de 2016 será de R$ 197,00. 


Estamos trabalhando em diversos projetos para promover o livro e a leitura e daremos prioridade de chamamento àqueles que estiverem em dia com a anuidade. Favor contactar a tesouraria para resolver a sua situação. (tesouraria@aeilij.org.br) 


* * * * *


Gostaríamos também de anunciar a nova página virtual da Associação. É com grande felicidade que terminamos de atualizar o novo blog da AEILIJ, programado e desenhado pela Cris Alhadeff. Foram meses recortando posts e colando no novo espaço, ajustando imagens para que coubessem e editando uma coisa ou outra. 


Segue o endereço: www.aeilij.blogspot.com 

Todos os outros blogs da AEILIJ deverão ser desativados.


Esta será uma ferramenta para o uso dos coordenadores das regionais. O objetivo do novo blog é a divulgação das atividades da associação e de associados (lançamentos de livros, chamadas para entrevistas na TV...) e posterior registro das atividades da Associação (fotos e filmes). Sabemos que existe o Facebook, mas nem sempre é fácil localizar uma notícia antiga ali. 


Entre os motivos para a criação deste novo blog, estão: 


1) Maior aproximação das regionais. Antes algumas ficavam isoladas e o resto da associação nem sabia o que andavam fazendo. Assim é mais fácil o associado se sentir parte de um grupo de maior repercussão. 

2) Maior controle de acessos, senhas e postagens. 

3) Manutenção de um histórico de atividades: um diário de bordo atualizado. Vocês sabem quem a AEILIJ já homenageou? Saberiam onde procurar? Agora já sabem. 

4) Maior movimentação no blog e fortalecimento do nome da Associação. 

5) Busca por informações facilitada. Antes tínhamos blogs sem nenhum padrão, nem no nome (aeilijdf, aeilijmineira, aeilij-parana, lij-pe, aeilijrio, aeilijrs e aeilijpaulista) e nem na aparência. Chegamos a falar sobre padronizar os blogs, mas, depois de pensarmos bastante, entendemos que seria mais interessante unificá-los. 


O nosso site fala sobre a AEILIJ como associação, sobre estatuto e parcerias. O blog mostrará as atividades, que é o que o associado gosta de acompanhar. 


Em relação ao associado: quem estiver em dia com a anuidade poderá comunicar lançamento de livros e entrevistas no Blog da Associação. Deveremos, no entanto, evitar fazer deste um blog pessoal de associado. Sendo assim, comunicaremos lançamentos de livros, mas não colocaremos fotos de lançamentos. Isso deverá ser feito nos blogs particulares de cada um. 


Viva a literatura! 


Alexandre de Castro Gomes 

Presidente da AEILIJ

16/09/2015
XVII D!scussões AEILIJ: Redução da maioridade penal, e nós com isso?

Uma questão que precisa ser conhecida a fundo, sobretudo para aqueles que se dispõem a escrever e ilustrar para crianças.


A AEILIJ - Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - convida a todos para mais um D!SCUSSÕES AEILIJ, onde contaremos com os debatedores: 


- Simone Monteiro, pedagoga e Diretora do Departamento de Mídia-Educação da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro; 

- Desembargador Siro Darlan de Oliviera; 

- Jô Ventura, arte-educador social da ONG Se Essa Rua Fosse Minha; 

- Juíz Leonardo de Castro Gomes, titular da 17ª Vara Cívil e membro do Centro de Estudos e Debates do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. 


A mediação será de nossa associada Rosa Amanda Strausz, renomada autora, cuja abordagem do tema da infância em risco lhe rendeu diversos prêmios literários. 


Data: 17 de setembro às 18:00 - 20:00 

Local: Editora Rovelle 

Rua Sacadura Cabral 144, Rio de Janeiro. 


A entrada é franca e aberta para os não associados. 


No mesmo dia e local, às 16h, haverá uma Assembléia Geral Extraordinária para a aprovação do novo estatuto da AEILIJ. Todos os associados estão convocados para comparecer.

16/09/2015
Proposta para o novo texto do estatuto da AEILIJ

Prezados:


A proposta para o novo texto do estatuto da AEILIJ está disponível na página de artigos do site da Associação. Esse texto será discutido na próxima Assembleia Geral Extraordinária que acontecerá no dia 17/09/2015, na sede da editora Rovelle. 


Precisamos fazer alterações para nos adequarmos às leis vigentes e para possibilitar o crescimento e melhor administração da AEILIJ. 


Veja a propost na página ARTIGOS.


Saudações literárias! 


Alexandre de Castro Gomes 

Presidente da AEILIJ

01/09/2015
Assembleia Geral Extraordinária no dia 17 de setembro!

No dia 17/09, às 16h, haverá uma Assembleia Geral Extraordinária da AEILIJ no auditório da editora Rovelle, no Rio de Janeiro, para discutirmos e implementarmos alterações no Estatuto.  Todos os associados estão convocados para participar. 


No mesmo dia e local, após o término da AGE, teremos às 18h uma nova e sensacional edição do D!scussões AEILIJ.

12/08/2015
Reunião no MinC

Estive, no dia 10/08/2015, em uma reunião no MinC para discutir os "Direitos Autorais no Ambiente Digital". Essa foi a primeira de 5 reuniões em Brasília para debatermos o assunto. Haverá depois, no Rio de Janeiro, o fechamento dos trabalhos em um Seminário de Gestão Coletiva no Ambiente Digital na Casa Rui Barbosa. Esse último encontro está marcado para os dias 26 e 27 de outubro.


Além da equipe do MinC, presidida pelo Sr. Marcos Alves dos Santos, estavam presentes os representantes da AEILIJ, CBL, SNEL, ANER, ANJ e ABRALE. Logo de início foi anunciado que discutiríamos somente o ambiente digital e a criação de um ante-projeto de gestão coletiva. O MinC quer saber se há o interesse da classe em ter um gestor que recolha nossos rendimentos na internet. Segundo ele, isso será feito para a música. O representante dos periódicos (ANJ) adiantou que sua associação não estava interessada em ter um gestor coletivo e o Sr. Marcos respondeu que o ante-projeto poderia não se aplicar aos periódicos. A mesa deu vários exemplos da indústria da música e ressaltou a importância de cuidar disso agora. Comentou que poderíamos ficar para trás. Ao ser perguntado se a mudança de regras poderia afetar as outras artes, foi nos dito que é possível. 


Expliquei que a música passa por um momento diferente. Que, ao contrário da literatura infantojuvenil, seu acervo já é em grande parte digital. E que era um caminho natural que se comercializasse faixas separadas. No caso do livro, compra-se o todo e não os capítulos. O Sr. Marcos lembrou que algumas universidades cobram apenas capítulos de livros. Respondi que o universo dos livros englobava técnicos, didáticos, infantis e muitos outros. As vezes o que se aplica a uns, não se aplica aos outros. O Sr. Marcos concordou e disse ainda que era por isso que tinha chamado todos nós. Ao falar dos downloads, mencionou a ambiguidade dos diferentes tipos de obras na internet. Por isso ele via a necessidade de adaptar a lei e adequá-la ao momento atual, dando um tratamento diferenciado. 


O Sr. Marcos discorreu sobre a necessário de editar uma instrução normativa para regular a gestão coletiva no ambiente digital. Em seguida seria o momento de se discutir uma reforma legislativa. Comentei que minha preocupação estava nesse segundo momento e fui apoiado pelos colegas presentes. A representante do SNEL comunicou estar preparada para discutir a lei a qualquer hora. 


A mesa mencionou o caso Google vs ECAD - http://www.culturaemercado.com.br/?/o-caso-google-vs-ubem-?/. 

Perguntou o que deveriam ser os critérios para a habilitação de entidades que queiram fazer a gestão coletiva. 

Perguntou se a cobrança tem que ser proporcional ao uso. Perguntou qual seria o papel dos agregadores. Qual sua participação nos direitos autorais? 

Sampleadores, mixadores, etc.) Seria como existe no campo da música? Quais os critérios de cobrança são adequados ao sistema digital? Quais os critérios de distribuição? Quantos usos estão envolvidos? Upload, armazenagem, download... Quem são os titulares? Como garantir o direito moral dos criadores no ambiente digital? Perguntou se os contratos de autores com as editoras cobrem o digital. 


Ao longo da reunião, nos foram mostrados em um telão alguns artigos da lei de direitos autorais e foi apontada a necessidade de modificação. Passamos muito tempo no artigo 29, que diz respeito às autorizações prévias do autor. Nesse momento eu comentei que aquela era a única arma do autor. Qualquer modificação ali não poderia nos prejudicar. A mesa apontou defeitos e irregularidades que, segundo eles, existem. Como exemplo mostrou o inciso que proíbe traduções. Então a pessoa que traduz o texto em casa está violando a lei? Eu respondi que se fosse necessário mudar por uma questão de interpretação da lei, que mantivessem a intenção original que é de proibir a distribuição e comercialização de textos traduzidos. 


Alguns questionamentos no telão:


- Qual a habilitação que deve ser utilizada para o ambiente digital? Específica, independente do uso ser praticado também em meios analógicos ou físicos?

- Dentre as possibilidades existentes em enquadramento legal, quais direitos estão envolvidos no download e quais estão envolvidos no streaming? E no caso do armazenamento em nuvem? 

- Quais direitos devem ser regidos por gestão coletiva e por gestão individual em cada uma dessas modalidades de negócio do ambiente digital? 

- Quem são os seus titulares? 

- Como lidar com autorizações dadas por titulares que não representam a totalidade dos direitos sobre os repertórios? 

- Como tratar dos direitos sobre as músicas, interpretações, execuções e fonogramas inseridos em obras audiovisuais, games ou outras produções audiovisuais que não possam ser enquadradas como obras? E no caso de obras dramáticas e sua utilização na internet? Quais os titulares dos direitos de todas essas utilizações? 

- E no caso da utilização de textos, notícias, artigos de periódicos e revistas? São utilizações que devem ser geridas por meio de gestão coletiva? 

- É possível haver gestão coletiva para obras literárias no ambiente digital? Sobre quais tipos de uso?

- Quais as particularidades do digital a serem observadas nas cobranças feitas por entidades de gestão coletiva?

- Como aplicar os critérios de proporcionalidade?

- Como tratar os usos digitais simultâneos ao analógico?

- Qual a relação entre agregadores, criadores, gestão coletiva e usuários?


Foram dados exemplos também do Decreto 8469/15. 

http://www.cultura.gov.br/?/legislacoes-referentes-ao?/10883? 


Disse que entrou para a história a questão da ABDR. 

https://pt.wikipedia.org/?/Associa%C3%A7%C3%A3o_Brasileira_? 


O representante da ANJ reclamou do clipping e das empresas que prestam serviços de clipping. O representante da ABRALE ressaltou que seria ótimo se houvesse uma tabela online para valores de matérias, imagens e textos. Isso facilitaria muito o trabalho dos autores de didáticos que volta e meia enfrentam problemas com herdeiros e editoras. Após questionado por uma convidada, o Sr. Marcos revelou que o MEC vai participar da discussão sobre a mudança da lei, que se dará em um segundo momento. 


Perguntei quando seria esse segundo momento e responderam que seria na segunda fase das reuniões, entre setembro e outubro. O Sr. Marcos garantiu que o ante-projeto de lei estaria disponível para consulta pública durante a discussão do texto do mesmo. Perguntei novamente se o ante-projeto seria discutido em dois meses e finalizado em outubro e responderam que era quase isso. Na verdade teríamos menos de 2 meses. Perguntei se já existe um texto pronto e nos foi dito que há um copião. Perguntei se poderíamos receber cópia desse documento e nos foi dito que ainda não. Que ainda querem discutir o texto em questão.

09/08/2015
Vôlnei Canônica no MinC

A Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil - AEILIJ - parabeniza, festeja e torce pelo sucesso de Vôlnei Canônica como o novo titular da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do Ministério da Cultura.


Vôlnei Cânonica é formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, ator e diretor de teatro, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e em Arte e Pensamento Contemporâneo. Além de todas estas qualificações, a feliz escolha leva ao MinC este gaúcho, leitor apaixonado, mediador, promotor e multiplicador de leitura que, desde 2011, como coordenador do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, acumulou conhecimento e experiência no desenvolvimento de projetos de leitura em ONGs, escolas e bibliotecas; na conscientização social da importância da leitura e de boas práticas na área; e na articulação com diferentes agentes sociais na promoção da leitura em todo o Brasil. 


A presença de Vôlnei Canônica à frente do DLLLB/MinC, nos traz muita confiança e esperança de que possamos progredir em metas, ações e resultados na construção de um país leitor! 


À DLLLB/MinC cabe, entre outras funções, formular, implementar, monitorar e avaliar as políticas do MinC no campo do livro e da leitura e fundamentar as diretrizes, objetivos e eixos de ação do Plano Nacional do Livro e da Leitura - PNLL. 


Parabéns Vôlnei Canônica, lhe desejamos uma ótima gestão!

13/07/2015
Apresentação da nova diretoria

Prezado associado:


A nova diretoria tomou posse no dia primeiro de julho. Teremos um longo caminho pela frente e contamos com o apoio de todos para defender o autor, o livro e a leitura. 


Presidente: Alexandre de Castro Gomes 

Vice-presidente: Thais Linhares 

Diretor Executivo: Marilia Pirillo 

1ª Tesoureira: Andrea Viviana Taubman 

2ª Tesoureira: Naná Martins 

1ª Secretária: Cris Alhadeff 

2ª Secretária: Cristina Villaça 

3º Secretário: Luis Eduardo Matta 

Coordenação de Comunicação: Patrícia Melo 


Coordenações Regionais: 

MG - Tiago Melo de Andrade 

?NE - Laerte Silvino 

PR - Marilza Conceição 

RJ - Felipe Campos 

RS - Dane D'Angeli 

SP - Penélope Martins 


Conselho Consultivo: 

Ana Maria Machado, Anna Claudia Ramos, Daniel Munduruku, Edson Gabriel Garcia, Jô Oliveira, Leo Cunha, Luiz Antonio Aguiar, Maurício Veneza, Rogério Andrade Barbosa, Rosa Amanda Strausz, Rosana Rios e Sandra Pina. 


Aguardamos ainda a resposta aos convites feitos a outros autores para integrarem nosso Conselho Consultivo. A lista atualizada está no link AEILIJ/Diretoria Atual.

13/07/2015
Manifesto Brasil, Nação Leitora

Os presidentes das principais entidades do livro se juntaram em Paraty para redigir um documento que será entregue ao Governo. O manifesto "Brasil, Nação Leitora" discute a política pública de inclusão da literatura e defende a manutenção das compras de livros para as escolas. A AEILIJ apoia e assina o documento junto com as demais entidades do livro e da leitura.


A versão atualizada manifesto inclui o logo da AEILIJ e do Movimento por um Brasil Literário e está disponível para o download em ARTIGOS.

02/06/2015
Votação aberta para nova diretoria da AEILIJ

Caro associado,

Chegou a hora de elegermos a diretoria que estará à frente da AEILIJ durante o biênio 2015/2017. 

A partir de hoje, até o dia 10 de junho, cada associado deverá enviar seu voto para o e-mail voto@aeilij.org.br. 

Como temos apenas uma chapa inscrita, você deve enviar SIM na mensagem, se apoia a chapa, ou NÃO, caso não apoie. 

O resultado será divulgado na Assembleia Geral Ordinária, a ser realizada no dia 13 de junho, as 11:00h, no Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no RJ. 


Grande abraço, 

Sandra Pina e Anielizabeth 


CHAPA LIJ 

Presidente: Alexandre de Castro Gomes 

Vice-Presidente: Thais Linhares 

Diretora Executiva: Marilia Pirillo 

1ª Tesoureira: Andrea Viviana Taubman

2ª Tesoureira: Naná Martins 

Coordenadora de Comunicação: Patricia Melo 

1ª Secretária: Cris Alhadeff 

2ª Secretária: Cristina Villaça 

3º Secretário: Luis Eduardo Matta

11/05/2015
Relação dos ilustradores da 7° Expo Cores e Formas

Caros associados,


Eis abaixo a lista dos ilustradores participantes da 7° edição da Expo Cores e Formas: 


Angela Leite de Souza 

Anielizabeth

Babi W. Steinberg

Carla Pilla

Dane D'Angeli

Felipe Vellozo

Fernanda Morais

Lucas Busatto

Luciana Grether Carvalho

Luciana Peralva

Marcelo Pimentel

Márcia Széliga

Mari Ines Piekas

Maurício Veneza

Nireuda Longobardi

Patrícia Melo

Regina Rennó

Sandra Ronca

Thais Linhares

Vivian Saad


Parabéns aos inscritos! 


A maior parte é do Rio de Janeiro com onze inscritos. Em segundo lugar vem São Paulo com três inscritos. Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul estão com dois inscritos cada. 


Assim que as pranchas forem enviadas para impressão, também serão enviadas para o site da AEILIJ. 


Em breve os ilustradores inscritos serão comunicados quanto à chegada de seus respectivos materiais. 


Att. 

Felipe Vellozo 

Coordenador de Cultura e Estética da AEILIJ 

exposicao@aeilij.org.br

11/05/2015
Eleição AEILIJ

Conforme notificado para os associados, o mandato da atual diretoria se encerra em 30 de junho de 2015.


As inscrições de chapas foram feitas até o dia 07 de maio de 2015 através do e-mail eleicao@aeilij.org.br. 


No dia 08 de maio as chapas inscritas foram apresentadas aos associados. Elas terão até o dia 31 de maio para divulgar suas propostas para a Associação. 


A votação ocorrerá, por e-mail, na primeira semana de junho de 2015.

01/05/2015
D!scussões AEILIJ na FLIST - domingo (17/05)

O diálogo palavra/imagem em livros de poesia para jovens leitores


Provocadoras: 

Luciana Grether Carvalho (ilustradora) 

Sandra Lopes (escritora) 


Mediadora: 

Cristina Villaça (escritora, educadora e Coordenadora da Regional RJ) 


Data: 17/05, domingo, às 10 horas. 

Local: Café Literário, Parque das Ruínas, 

Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. 

Após a atividade, autógrafos de livros com as autoras.

01/05/2015
D!scussões AEILIJ na FLIST - sábado (16/05)

Literatura infantil ou juvenil na escola: arte ou projeto pedagógico?


Provocadoras: 

Hellenice Ferreira (escritora e educadora) 

Sonia Travassos (escritora e educadora) 


Mediadora: 

Antonella Catinari (escritora e educadora) 


Data: 16/05, sábado, às 11 horas. 

Local: Café Literário, Parque das Ruínas, 

Rua Murtinho Nobre 169. 

Após a atividade, autógrafos de livros com as autoras.

15/04/2015
Convite para Expo Cores e Formas que contam Histórias

Caros ilustradores associados:


A partir do dia 15 de abril estarão abertas as inscrições para a sétima edição da exposição "Cores e Formas que contam Histórias" promovida pela AEILIJ e todos estão convidados a participar. 


A mostra exibirá o trabalho de vinte e cinco dos nossos ilustradores associados, através de imagens, cores e formas que integram livros infantis e juvenis publicados entre abril de 2013 e abril de 2015 no mercado brasileiro. 


Além dos 25 painéis que comporão a exposição, a AEILIJ produzirá um folder para distribuição gratuita aos visitantes, onde constará a ilustração de cada participante com os devidos créditos e contatos. 


A exposição terá sua inauguração no 17º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, que acontecerá em junho de 2015 na cidade do Rio de Janeiro e, depois deste evento, circulará por outros espaços e locais de promoção de leitura de todo o Brasil e em eventos literários, assim como aconteceu com as edições anteriores. 


Desta edição da exposição, poderão participar os ilustradores associados da AEILIJ que estejam em dia com a anuidade da associação e tenham pelo menos uma imagem de sua autoria publicada em livro de literatura infantil ou juvenil (de língua portuguesa ou livro de imagens) por editora comercial lançado entre abril de 2013 e abril de 2015. 


Em anexo por e-mail foi enviada a todos os ilustradores associados a ficha de inscrição com todas as informações necessárias para a inscrição. 


As inscrições encerram no dia 08/05 ou quando completarmos a cota de 25 participantes, o que acontecer primeiro. 


Att. 

Felipe Vellozo 

Coordenador de Cultura e Estética da AEILIJ 

exposicao@aeilij.org.br

22/01/2015
O Anuário está pronto!

Oi, todos.


O Anuário 2015 da AEILIJ está pronto. 


Gostaríamos de compartilhar com vocês os livros publicados por nossos associados em 2014. 


Divulguem para professores, jornalistas, blogueiros e demais interessados. 


Para folhear em formato de revista no Issuu: 

http://issuu.com/aeilij/docs/2015_anuario_aeilij/1 


Para fazer o download em pdf: 

http://www.aeilij.org.br/_artigos/2015_anuario_aeilij_p.pdf 


Saudações literárias! 


Alexandre de Castro Gomes 

Coordenador de comunicação digital da AEILIJ

02/01/2015
Anuário AEILIJ 2014

O Maurício Veneza resgatou uma ideia de fazermos um anuário virtual com os livros infantis e juvenis criados pelos associados no ano que passou. A ideia foi aprovada e será feito um pdf deste catálogo que poderá ser disponibilizado nos sites e blogs para professores, editores, colegas, jornalistas e quem mais se interessar.


Com a intenção é fazer algo simples e de gestão coletiva, o anuário trará uma carta de apresentação da diretoria, obras publicadas em 2014 em ordem alfabética por título e índice de nomes dos associados com a indicação das páginas de seus livros no final. 


Faremos também uma carta alerta contra a pirataria e a cópia de livros, mesmo as bem intencionadas. 


O tamanho será em A4 para facilitar a impressão de quem quiser. 


Precisamos que enviem as capas dos livros lançados em 2014 (750 pixels de altura), sinopse de no máximo 450 caracteres (caso a capa seja horizontal, o ideal seria que a sinopse não tenha mais de 280 caracteres), título, autoria de texto e imagens, editora, ISBN, formato (tamanho em centímetros) e número de páginas para o e-mail oalexgomes@hotmail.com. 


O prazo para o recebimento é até 15 de janeiro.

Dúvidas? Entre em contato conosco através dos NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO
Desenvolvido por InWeb Internet